“Qual É A Diferença Entre As Civilizações Oriental E Ocidental?” (Tempos De Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “Qual É A Diferença Entre As Civilizações Oriental E Ocidental?

Atualmente não existem civilizações claramente definidas. Em termos gerais, as civilizações orientais estão mais comprometidas com a religião, enquanto as civilizações ocidentais lidam mais com questões da sua existência material. Há, portanto, uma grande diferença entre elas.

Há pessoas nas civilizações orientais que se preocupam profundamente em preservar os seus valores espirituais e que estão prontas para lutar por eles. Pelo contrário, a civilização ocidental geralmente deseja preservar a forma materialista moderna que desenvolveu. É muito difícil para estas duas inclinações estabelecerem um terreno comum.

O Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam), em seu artigo “A Solução”, discute duas forças opostas na natureza que desenvolveram o universo material:

“Existe uma força positiva, que significa construtiva, e uma força negativa, que significa negativa e destrutiva. Elas criam e complementam toda a realidade em geral e em particular através da sua guerra dura e perpétua entre si”.

As inclinações espiritual e material atuam na humanidade através das civilizações Oriental e Ocidental. É na estrutura das suas almas que existe uma certa interação de forças positivas e negativas que conduz à revelação de estados mais elevados de unidade e ao surgimento de novas criações.

Não sabemos quanto tempo durará este confronto, mas não vemos o seu fim num futuro próximo. No entanto, os Cabalistas descrevem que a humanidade, no seu futuro estado final, emergirá como uma entidade única e unificada em perfeito alinhamento com as leis da natureza: um novo mundo harmonioso e pacífico com a força sublime de amor, doação e conexão em plena revelação a todos. Alcançar tal estado depende da construção de conexões positivas em toda a sociedade, acima dos nossos impulsos de divisão egocêntricos.