“O Aumento Global Do Antissemitismo: Lições Da História E Um Caminho Para A Unidade” (Times Of Israel)

Michael Laitman sobre o Times of Israel:O Aumento Global Do Antissemitismo: Lições Da História E Um Caminho Para A Unidade

Ele corre pela floresta, escapando de um bando de predadores, tropeçando, levantando-se, continuando, acumulando arranhões e hematomas. Ele olha para trás para verificar o quão perto aqueles que estão atrás dele estão e, de repente, para assim que vira a cabeça para frente.

Lá estão eles, cercando-o. Sem saída no horizonte, ele instintivamente olha para o céu…

O povo judeu percorreu a face do planeta fugindo de grupos após grupos que queriam que eles desaparecessem, desde Nimrod e os babilônios na antiga Mesopotâmia, até o Faraó e seus soldados no antigo Egito, até os gregos, os romanos, os espanhóis e os alemães.

Hoje, ao olharmos para trás na história, observamos altos e baixos do antissemitismo que, como um espectro assustador, irrompeu globalmente desde os ataques do Hamas a civis e soldados israelitas em 7 de Outubro de 2023. Encontramo-nos mais uma vez no meio de circunstâncias convergentes que exortam-nos a refletir seriamente sobre o que estamos fazendo aqui e para onde vamos.

A crise de hoje é como uma versão global daquilo que vivemos há quase 4.000 anos na antiga Babilônia. A cultura humana, enraizada em atividades materiais egoístas, entrou em conflito com a visão de Abraão, o patriarca do povo de Israel. Ele nos chamou para nos elevarmos acima e abraçarmos o desejo de amar, doar e nos conectarmos positivamente uns com os outros, superando nosso egocentrismo inato.

A nossa tumultuada viagem através dos continentes, abrangendo milhares de anos, serviu para nos preparar para esta ocasião monumental. No entanto, a transição de intenções egoístas para intenções altruístas que nos levam a conectar-nos positivamente não é uma tarefa fácil. Rodeados pela animosidade hoje, enfrentamos o desafio de tentar criar o melhor futuro possível no meio da crise e, através de muita oração e esforço interior, procurar a unidade para além dos nossos desejos egoístas.

Esta busca pela unidade marca um momento crucial na nossa história coletiva. Ao levantar os olhos para ver a necessidade de nos unirmos, podemos superar os predadores que nos cercam. A atual onda de ódio contra nós pode servir como um catalisador para a nossa fuga desta horda, precisamente unindo-nos e orando para que a nossa unidade se fortaleça acima dos poderes que despertam para nos separar.

Quando nos unirmos desta forma, o nosso entorno se transformará. Não veremos mais uma paisagem repleta de inimigos. Em vez disso, veremos pessoas ao nosso redor que desejam aprender e aplicar a arte da unidade acima da divisão. Se tratarmos este tipo de unidade como uma busca partilhada, poderemos encontrar a solução para a nossa aflição comum e preparar o caminho para um futuro harmonioso e pacífico.