Eleve-se Acima Da Feiura Do Egoísmo

283.01Uma pessoa muito feia passou por ele. Ela lhe disse: “Olá, rabino”, mas ele não respondeu. Ela lhe disse: “Quão feio é aquele homem, todos os seus habitantes são tão feios quanto você?” Ele respondeu: “Eu não sei, mas vá e diga ao artesão que me fez: ‘Quão feio é este vaso que você fez’” (Baal HaSulam, Shamati 56 “Torá é Chamada Indicação”).

Não estamos falando de quaisquer manifestações externas de uma pessoa, mas de suas qualidades internas. A feiura é uma das expressões do egoísmo humano. A Torá nunca fala da feiura externa, apenas da feiura interna, que precisa ser corrigida.

Comentário: Quando vejo a feiura de fora, querendo corrigi-la, me pego pensando que me justifico mais do que me esforço pela minha própria correção.

Minha Resposta: É assim que o nosso egoísmo se manifesta. Portanto, continue aprendendo e, aos poucos, você tolerará cada vez menos o fato de ver o mundo como mau. Pelo contrário, você se verá como mau e o mundo mais ou menos corrigido, normal, bom e gentil.

Invista na dezena, aproxime-se dela e rapidamente obterá respostas completamente diferentes do Criador.

A verdadeira correção é que você se sente cada vez mais apegado ao grupo e está pronto para trabalhar e viver pelo bem de seus amigos.

Da Lição Diária de Cabalá 06/11/23, Escritos do Baal HaSulam, “Torá é Chamada Indicação”