A Serva Que Tomou O Lugar Da Senhora

294.2“Isso é chamado de “uma serva que é herdeira de sua senhora”, já que o próprio poder da senhora – o controle da internalidade – é pela força de nossa sabedoria e conhecimento, como está escrito: “Somos distintos, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra”
Agora, a serva deu um passo à frente e se orgulha em público de ser a herdeira desta sabedoria” (Baal HaSulam, “Uma Serva que É Herdeira de Sua Senhora”).

Senhora significa o desejo de revelar o Criador e a serva são aspirações externas.

O problema é que agora a parte externa do conhecimento da natureza prevalece no mundo. Isto é errado porque vira todos os dispositivos e o governo do mundo de cabeça para baixo. Acontece que as pessoas não querem perceber o interior da natureza, estudá-la e dominá-la. É assim que aparecem todos os tipos de outros ensinamentos.

Embora inicialmente as aspirações da serva visassem destacar a senhora, descobriu-se que ela tomou o lugar da senhora e governa em vez dela e se esconde atrás de outra coisa, que é mais leve, mais agradável e mais compreensível. Portanto, as pessoas não querem fazer o trabalho árduo de revelar o Criador.

Pergunta: Se estamos falando de uma dezena, como podemos determinar se a serva assumiu ou está começando a ocupar o lugar da senhora?

Resposta: Este é um problema muito sério. Em princípio, tudo depende de como a pessoa se sente e do que a atrai – seja para revelar todos os tipos de segredos do universo ou para seguir as recomendações do Criador. Essa é a diferença.

Da 3a parte da Lição Diária de Cabalá 10/11/23, Escritos de Baal HaSulam, “Uma Serva Que É Herdeira de Sua Senhora”