Problemas No Caminho

528.01Pergunta: Quando um amigo vê um defeito em mim e até começa a falar comigo sobre isso, entendo que sou inferior aos olhos dele e ele se coloca acima de mim. Vejo isso como um mau exemplo da parte dele e uma violação do amor dos amigos. Como posso desembaraçar isso? Como podemos encontrar aqui uma conexão com o Criador e relacionar tudo a Ele?

Resposta: Não há necessidade de desembaraçar nada. Você só precisa partir da sua compreensão do que os Cabalistas escrevem. Tudo está indo bem. Não vejo nenhum problema. Precisamos apenas de mais tempo e mais desejo de estar conectados com o Criador.

Ele prepara tudo isso para nós. Ainda temos muitos problemas no caminho, até um enorme ódio entre nós.

Não há como fugir disso. Nós nos odiaremos; estaremos prontos para matar uns aos outros. Então foi escrito pelos Cabalistas. É assim que seguiremos em frente. Mas o principal é ainda nos agarrarmos, apesar de existirem tais relacionamentos.

Devemos compreender que, por um lado, o Criador revela uma relação especial entre nós: ódio, oposição, distanciamento. Por outro lado, não importa o que aconteça, devemos estar apaixonados um pelo outro, embora estejamos prontos para nos matar.

É assim que está escrito sobre os antigos discípulos Cabalistas que, quando se reuniam, se odiavam tanto que estavam prontos para matar uns aos outros. Quando aos poucos começaram a entrar nos estudos e a atrair sobre si a luz superior, tudo isso terminou com o fato de se abraçarem e se unirem em seus corações.

Portanto, em nenhum caso devemos confiar no que sentimos hoje.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 28/09/23, Escritos do Rabash, “Sobre a Importância dos Amigos”