Esqueci Como Falar Com Pessoas Reais

962.8Pergunta: Esta citação do WhatsApp se tornou viral: “Quando a TV entrou na minha casa, esqueci como ler livros. Quando o carro parou na minha porta, esqueci como andar. Quando peguei meu celular, esqueci como escrever cartas. Quando o computador chegou em minha casa, parei de valorizar o tempo. Quando o ar-condicionado chegou em minha casa, parei de procurar uma brisa fresca sob as árvores. Ao lidar com bancos e cartões de crédito, esqueci o valor do dinheiro. Com o cheiro do perfume, esqueci o cheiro das flores frescas. Por estar sempre correndo, esqueci como parar. E finalmente, quando ganhei o WhatsApp, esqueci como falar e me comunicar com pessoas reais”.

Por favor, diga-me por que todo progresso leva a isso. Afinal, o objetivo é alcançar algo diferente: ajudar uma pessoa e tornar nossa vida mais fácil.

Resposta: O progresso não faz nada por si só. Isso abre oportunidades para nós. Mas quando começamos a usá-lo, nós o usamos de forma egoísta para nós mesmos. Este é o resultado.

Comentário: Então você está dizendo que esse progresso tecnológico poderia ter sido usado de forma diferente?

Resposta: Não poderia ter sido usado de forma diferente. Nosso egoísmo não nos teria permitido fazer nada diferente. Nada! Isto é, a razão é dada a nós para desenvolvermos este progresso tecnológico, mas depois tudo é roubado pelo nosso egoísmo.

Pergunta: Isso também é feito pelo ego? Este é algum tipo de círculo fechado?

Resposta: Isso é chamado de “reconhecimento do mal”. Somos levados ao fato de que essas oportunidades crescerão e se tornarão infinitas. No final, nos tornaremos seus escravos.

Pergunta: É por isso que gostamos do que foi escrito? Muita coisa é encontrada na Internet que nos faz dizer “De fato, isso é verdade”. Gostamos desta citação porque entendemos que isso é verdade, que é assim que as coisas são, que nossas vidas foram de fato prejudicadas?

Resposta: Claro. Este é um trem que não pode ser parado. É com isso que nos deparamos.

Pergunta: Estamos nos prejudicando?

Resposta: Sim.

Pergunta: Existe uma maneira de reverter isso?

Resposta: Não há como. Nossa natureza egoísta não permitirá isso, não permitirá.

Pergunta: Então, qual é a sua conclusão? Deveríamos parar o progresso tecnológico ou fazer algo a respeito?

Resposta: Temos que equilibrar isso com o progresso moral interno. Então tudo ficará bem.

Pergunta: Então deveríamos receber armas apenas na medida em que pudermos usá-las?

Resposta: Na medida em que possamos usá-las para o bem de todos.

Pergunta: Depois, uma última questão vital: por que nos são dadas armas se não podemos usá-las para o benefício de todos?

Resposta: Para perceber o mal da nossa natureza e exigir a força oposta, a força de bem. Então tudo será corrigido.

Pergunta: Então você está dizendo que receberemos armas de destruição, as mais terríveis e vis. Continuaremos a obtê-las e não seremos detidos até que nos detenhamos?

Resposta: Certo.

Comentário: Isso não parece muito otimista.

Resposta: Tudo está à nossa frente.

Pergunta: Entendo. Mas o Criador, a força superior, não pode dizer: “Basta! Não posso mais lhe dar esses brinquedos. Você os usa para autodestruição”?

Resposta: Então por que Ele começou a dá-los?!

Vamos aprender como viver corretamente antes que seja tarde demais. Caso contrário, a nossa aprendizagem ocorrerá em estados muito desagradáveis.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 30/03/23