Uma Gota De Misericórdia No Atributo Do Julgamento

193Primeiro, o mundo foi criado com a qualidade do julgamento; Ele viu que o mundo não poderia existir, e associou-o à qualidade da misericórdia (Baal HaSulam, Introdução ao Livro do Zohar, “Dois Pontos”).

Nosso mundo existe numa combinação dos atributos de julgamento e misericórdia, mas principalmente dentro de várias restrições. Não podemos simplesmente desfrutar das coisas; somos constantemente perseguidos por vários sofrimentos. Tudo isso é o atributo do julgamento.

Em termos Cabalísticos, o atributo do julgamento é o desejo de receber. Porém, o mundo não poderia existir se todos quisessem apenas receber para si. Ainda deve haver algum atributo de doação, e só então a interação pode ocorrer.

Em outras palavras, mesmo que as pessoas deem umas às outras com a intenção de se beneficiarem, ainda existe alguma ligação entre elas. Vemos pela história que a humanidade se desenvolveu apenas através da colaboração, que é o atributo fundamental que nos transformou de animais em humanos. Esta é a manifestação da misericórdia em nosso mundo.

De KabTV,Introdução ao Livro do Zohar”, 06/08/23