“Qual É A Diferença Entre Aprender E Ler A Torá?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Diferença Entre Aprender E Ler A Torá?

“Quando uma pessoa aprende Torá, ela deve ter a intenção de que a Torá e as Mitzvot que ela está cumprindo a ajudem a emergir do controle do mal.” – Cabalista Baruch Ashlag (Rabash), “O que é ‘A Terra temia e estava parada’, no trabalho.”

Aprender a Torá requer aplicar a intenção de mudar a nossa natureza egoísta, que nos faz querer nos divertir às custas dos outros, em seu oposto.

Ao pretendermos nos transformar em altruístas que se conectam positivamente uns com os outros, significa que usamos o que é chamado de “a luz” – a luz superior, a energia superior, a luz da Torá, ou a própria Torá – para corrigir nós mesmos, isto é, mudar-nos de egoístas para altruístas.

Aprender Torá significa, portanto, sentir constantemente o que está acontecendo conosco no nível de nossos desejos, pensamentos e ações. É aprender não com a mente, mas com o coração.

Ao aprender a Torá, conduzimos um trabalho interior no caminho para o objetivo da vida, e usamos a Torá como a força que nos corrige, ou seja, que inverte a nossa natureza de egoísta para altruísta. Graças a essa força, podemos identificar o mal dentro de nós – a nossa natureza egoísta – a ponto de finalmente deixar de existir.

Após tal diagnóstico, a Torá transforma o mal em nós em bondade e nos assemelhamos ao Criador, a força boa e absoluta de amor, doação e conexão. Ficamos cheios de amor e doação para com os outros e, através deles, para com o Criador, a própria força de amor e doação. Descobrimos o que é chamado de “o mundo inteiro está cheio da Sua glória”. Em outras palavras, revelamos o Criador – a força de amor, doação e conexão – existente em todos e em tudo.

Baseado na Lição Diária de Cabalá com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 6 de agosto de 2023. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman
Foto de Taylor Flowe no Unsplash .