“Por Que O Caminho Para A Verdade É Difícil? É Necessário Buscar A Verdade? Por Quê?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que O Caminho Para A Verdade É Difícil? É Necessário Buscar A Verdade? Por Quê?

Finalmente nesta vila monótona e isolada para encontrá-la desaparecida. Na cabana em ruínas perto do fogo, a verdade era verdadeira.
Ele nunca tinha visto uma mulher mais velha e feia.
– Você realmente?
A bruxa velha e enrugada assentiu solenemente.
– Diga-me, tenho que contar ao mundo? Que tipo de mensagem transmitir?
A velha cuspiu no fogo e disse:
– Diga-lhes que sou jovem e bonita! – Robert Tompkins, “Em Busca da Verdade”.

Esta alegoria afirma que buscamos a verdade, e se for a verdade, muitas vezes pode aparecer como uma velha bruxa, enquanto se for uma mentira, então parece bonito. E assim surge a pergunta: é realmente necessário buscar a verdade?

Sim, precisamos buscar e lutar pela verdade. A verdade poderia realmente ser muito feia, mas é a única verdade superior, acima de tudo, e isso a torna única e valiosa.

A verdade pode ser bela? Se a vemos como tal, é um sinal de visão embaçada da nossa parte, de que não podemos ver normalmente e simplesmente nos vendemos a isso.

Quando, então, sentimos a verdade? Para sentir a verdade, precisamos nos elevar acima e nos desapegar das nossas qualidades egoístas inatas, que nos fazem desejar desfrutar em benefício próprio, às custas dos outros e da natureza. Poderemos então nos aproximar da verdade, descobri-la, e o que encontrarmos será a nossa única verdade.

Elevar-nos acima das nossas qualidades egoístas inatas significa elevar-nos acima das nossas ideias de feio e belo, e avaliarmos o que consideramos agradável e desagradável de acordo com valores completamente diferentes.

Em nossos desejos egoístas, “agradável” é aquilo que momentaneamente nos enche de prazer apenas para benefício próprio, e “desagradável” é quando não podemos receber o prazer que desejamos para nós mesmos. Os diferentes valores que podemos descobrir acima dos nossos desejos egoístas são o contrário: que “agradável” se torna a capacidade de dar contentamento aos outros e à natureza, e “desagradável” é que não damos ou não podemos dar contentamento aos outros e à natureza.

Como podemos aceitar a verdade?

Precisamos nos elevar acima de nós mesmos para ver o mundo de um nível mais elevado. Precisamos entender o que buscamos, onde estamos e onde deveria estar essa verdade que buscamos.

Da mesma forma, precisamos de muita coragem para buscar e não nos desviar do caminho da verdade. De acordo com a nossa natureza egoísta, fugimos dessa busca e, portanto, precisamos sentir uma certa compulsão para embarcar no caminho da verdade e permanecer direcionados a ela.

E que verdade buscamos?

O sentido da vida.

Podemos descobrir, alcançar, revelar, compreender, avaliar e sentir o sentido da vida se nos elevarmos acima de nós mesmos.

O que significa “elevar-se acima de nós mesmos”? Significa primeiro que paramos de avaliar tudo com base em nossos gostos e compreensões pessoais, na série de sistemas de avaliação que temos em nosso intelecto e sensação egoístas.

A dificuldade em alcançar a verdade deve-se, portanto, à necessidade de nos elevarmos acima de nós mesmos, o “eu” da pessoa. Se não o fizermos, estaremos sempre sob o domínio dos nossos desejos egoístas, que nos alimentam com mentiras constantes e que nos mantêm a uma distância infinita da verdade.

No entanto, apesar da incrível dificuldade em alcançar a verdade, cada vez mais pessoas sentem atração por ela e estão dispostas a passar por diversas buscas e esforços para encontrá-la. Temos que estar preparados para o fato de que a verdade é uma bruxa velha e feia, de acordo com a alegoria acima. E podemos concordar com isso precisamente porque é a verdade.

Baseado em KabTV, “Notícias com Dr. Michael Laitman”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur em 17 de julho de 2023. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman
Foto de Sinitta Leunen no Unsplash.