Erich Maria Remarque Estava Errado

565.02O sentimento mais forte é a decepção. Nem rancor, nem ciúme, e nem mesmo ódio. Depois deles, pelo menos algo permanece na alma. Depois da decepção – o vazio (Erich Maria Remarque).

Pergunta: Em geral, a decepção ocorre após uma forte esperança. Como não ficar desapontado se tudo é em vão? Como? Uma pessoa vai ficar decepcionada, certo?

Resposta: Isso está correto. É depois dessa grande e abrangente decepção que surge a atitude correta em relação à vida. Quando você não olha para isso como “o que mais preciso tirar disso”, mas “o que posso dar?”

Pergunta: Esta é uma revolução completa. Você está derrubando sua natureza. Ou seja, a decepção é um golpe direto à minha natureza egoísta? E isso, você está dizendo, é muito bom?

Resposta: Sim. Dirigido contra o egoísmo, o verdadeiro.

Pergunta: Então qual é o meu passo? Estou totalmente decepcionado; qual é o meu passo?

Resposta: Não estou mais decepcionado. Já estou decepcionado, já me separei da própria decepção. O que me resta? Nada. Apenas estar no mesmo estado que o Criador. Ou seja, dar tudo, devolver tudo, pagar tudo, estar vazio, absolutamente livre.

Pergunta: Isto é o que você chama de estado de doação?

Resposta: Sim. E depois disso, se você tiver sorte, poderá pensar em como se envolver na doação, a fim de pedir ao Criador e dar sem quaisquer expectativas, desinteressadamente, doação pura. Por que, com que propósito?

Não há resposta para isso. E para quem, não há resposta. Simples assim, “lança o teu pão sobre as águas”.

Pergunta: E esta é a verdadeira liberdade?

Resposta: Sim. Não há estado melhor do que este!

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 24/08/23