Elimine A Distância

931.01Eu devo tentar não sentir a distância entre mim e meus amigos, e quanto mais eu eliminar essa distância, maiores serão minhas chances de sentir o Criador. Se minha conexão interna com o Criador e meus amigos é tão forte que para mim não há diferença entre nós, eu tenho a oportunidade de revelar o Criador, de senti-Lo com todos os meus desejos, com todos os meus órgãos.

Não pode ser que o Criador esteja mais longe de mim do que um amigo. Pelo contrário, quando sinto meus amigos tão próximos como se tocassem minha pele, minhas qualidades interiores, eu posso revelar e sentir o Criador.

É preciso eliminar a distância entre mim e meus amigos em tudo: na mente e no coração, em todas as minhas esperanças e desejos, para senti-los com todo o coração e alma. E isso significa não apenas abraçar, mas se aproximar internamente. Isso pode até não se manifestar em ações externas, mas deve ser um movimento do coração.

Claro que a princípio eu sinto a distância entre mim e meu amigo, a discrepância entre nossas qualidades. Mas quanto mais penso em como me aproximar dele, em me conectar como uma pessoa com um só coração, mais claramente posso imaginar o Criador que está entre nós, como é dito: “Vocês Me fizeram”.

Nós nos aproximamos dos nossos amigos a tal ponto que unimos todos os nossos desejos, pensamentos, sonhos e aspirações, e sentimos que o Criador está entre nós. É pelo fato de tentarmos sentir-nos todos como uma pessoa com um só coração, um pensamento comum, um desejo, uma aspiração, num só abraço – através deste esforço construímos o Criador.

Nós fundimos tanto os nossos corações que não resta outro lugar para o Criador a não ser preencher nossos corações. Nós definimos um lugar para o Criador como o lugar do nosso coração comum. Nossa conexão, na qual não há outros lugares vagos, determina o lugar para o Criador.

Da Lição Diária de Cabalá 16/09/23, “Rosh HaShana