Como Você Pode Agradar Ao Criador?

509Baal HaSulam dá um exemplo de convidado e anfitrião para ilustrar o sistema de receber em prol de doar. O anfitrião oferece vários pratos ao hóspede, mas o hóspede primeiro recusa, não quer recebê-los e faz uma restrição. Esta é uma reação natural, originalmente inerente a nós. Não gostamos de ser os receptores por vergonha.

Nesse caso, a primeira coisa que preciso fazer é ter uma tela . Então eu ainda começo a receber, mas essa recepção não será mais para o meu próprio bem, mas para o bem do Criador, para o bem do dono, para o bem do doador.

Portanto, posso receber uma vez que tenha afastado a luz; isto é, demonstrei que não quero desfrutar, mas apenas agradar ao Criador. Ao afastar a luz, começo lentamente a aceitá-la de uma forma que agrada ao Criador.

Se considerarmos esse processo no exemplo de um convidado e de um anfitrião, então primeiro me oferecem, digamos, água, e decido conscientemente aceitá-la. Então, pode ser salada e assim por diante. E no final o prato de carne. Em outras palavras, no início, posso aceitar apenas 20% pelo bem do Criador, depois 40%, 60%, 80% e, no final, 100%. Mas tudo isso é gradual.

O sistema gradualmente me revela cada vez mais prazeres e verifica se consigo trabalhar com eles.

De KabTV, “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, 30/07/23