A Verdade É Feia, Mas É A Verdade

202.0Finalmente nesta vila monótona e isolada para encontrá-lo desaparecido. Na cabana em ruínas perto do fogo, a verdade era verdadeira.
Ele nunca tinha visto uma mulher mais velha e feia.
– Você, realmente?
A bruxa velha e enrugada assentiu solenemente.
– Diga-me, tenho que contar ao mundo? Que tipo de mensagem transmitir?
A velha cuspiu no fogo e disse:
– Diga-lhes que sou jovem e bonita! (Em Busca da Verdade, Robert Tompkins)

Pergunta: Estamos procurando a verdade e, se for a verdade, muitas vezes é apenas uma velha bruxa. E se for mentira, então é linda. Então é realmente necessário buscar a verdade neste mundo?

Resposta: Definitivamente. É necessário buscar a verdade. E devemos lutar pela verdade. Não importa como parece externamente. Na verdade, pode ser uma verdade muito feia, mas é a verdade. Por isso é superior, acima de tudo e única.

Pergunta: E quando é que se diz, e muitas vezes se diz, “bela verdade”?

Resposta: “Bela verdade”, não conheço nada parecido. A bela verdade é aquela que embaça tanto a sua visão que você não consegue ver normalmente e simplesmente se vende a ela.

Pergunta: Você pode me dizer quando sentir a verdade?

Resposta: Para sentir a verdade, devo elevar-me acima das minhas propriedades egoístas terrenas e desligar-me delas. Então poderei ver a verdade, descobri-la, aproximar-me dela, e ela será a verdadeira verdade para mim.

Pergunta: Isto é, “elevar-se acima da Terra”, isso significa se elevar acima dos conceitos de belo, feio e assim por diante?

Resposta: Sim.

Pergunta: Agradável, desagradável?

Resposta: Não, vou avaliar em valores completamente diferentes.

Pergunta: Como você pode aceitar a verdade?

Resposta: É preciso elevar-se acima de si mesmo e manter-se em algum nível para poder olhar o mundo deste nível. Então entender o que você está procurando, onde você está e onde deveria estar essa verdade que você está procurando.

Comentário: Parece que é necessária muita coragem para chegar à verdade.

Minha Resposta: Isto deve ser realmente uma grande coragem. Eu diria que este é um estado forçado, porque o próprio homem foge disso.

Em algum momento, quase perto do fim de sua vida, quando ele começa a procurar a verdade, ele ainda consegue encontrá-la. Se não for tarde demais.

Pergunta: O que a pessoa está procurando? Diga-me, por favor, o que é isso: a verdade? O que um homem procura o tempo todo? O tempo todo, por assim dizer, ele procura a verdade e, ao mesmo tempo, não a procura.

Resposta: Sentido. E ela não consegue encontrar esse sentido. Como resultado, ela entende que pode encontrar, alcançar, revelar, compreender, avaliar e sentir esse sentido se se elevar acima de si mesma.

Pergunta: O que é “elevar-se acima de si mesma”?

Resposta: Elevar-se acima de si mesma significa não avaliar nada no mundo com base em seus gostos, compreensões, todos os tipos de sentimentos avaliativos e sistemas.

Pergunta: E como posso me desligar de mim mesmo, do meu “eu”?

Resposta: Esse é o problema. Mas se não nos desligarmos de nós mesmos, estaremos sempre sob o domínio do nosso desejo egoísta. Isso é sempre mentira; não encontraremos nada.

Comentário: Ainda assim estamos procurando a verdade. Isto é o que me surpreende!

Minha Resposta: Sim, ainda estamos.

Pergunta: Mas você tem que estar preparado para o fato de que isso é antigo, que é terrível. Deveríamos estar prontos para isso?

Resposta: Você pode concordar com isso precisamente porque é assim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 17/07/23