A Sabedoria Superior Da Torá

526Explique-me, por favor, como podem pessoas inteligentes, pensantes e educadas concordar que uma mulher é feita da costela de um homem, que as serpentes podem falar, que existem maçãs mágicas num paraíso e que você pode comê-las e saber a verdade, e muitos, muitas outras coisas assim em cada página da Bíblia.

Onde desaparece a nossa razão? Vemos claramente que não existe tal coisa na natureza. Por que concordamos? É por isso que sou ateu, já que não posso concordar com isso. Como você, pessoa inteligente e educada, explica isso para si mesmo? (Oleg)

Minha Resposta: Eu explico isso para mim mesmo de maneira muito simples. Eu simplesmente me aprofundo no que a Bíblia diz, cravo meus dentes nela e me aprofundo. Lá encontro explicações completamente diferentes, diferentes camadas que me surpreendem. Elas não apenas me satisfazem, mas me surpreendem com sua explicação e profundidade.

Descubro descobertas tão contínuas e consecutivas que vejo que, para aqueles que não querem alcançá-las, nosso mundo, mesmo sem uma interpretação bíblica ou outra, permanece um mistério e sem valor de qualquer maneira. Mas quem se aprofunda neste texto e entende sua alegoria realmente revela para si o mundo superior.

Pergunta: No seu programa “Segredos do Livro Eterno” você explica bastante isso. Mas para aqueles que estão perguntando agora: para que serve essa camada superficial quando escrevem “serpente” ou quando escrevem “uma mulher é feita da costela de um homem”? Por que confundir a humanidade? Eles podem simplesmente dizer: “Vamos olhar para dentro” e descrever o que há dentro?

Resposta: As pessoas olharam para a raiz da ação, para a raiz do problema, e portanto descreveram-na desta forma.

Pergunta: Então, elas olham para a raiz do problema e escrevem “serpente”. Que problema elas veem?

Resposta: Elas veem que em todo o nosso mundo, uma semelhança com esta ação pode produzir a imagem de uma serpente.

Pergunta: De que ação estamos falando?

Resposta: Que ela mente, que pensa apenas em si mesma, calunia e assim por diante. A sensação das forças internas do mundo os leva a tal linguagem. Basicamente, quando a escreveram, sentiram essas forças e desejos internos.

Pergunta: Podemos dizer que isto está por trás de cada palavra da Torá?

Resposta: Absolutamente tudo é assim! Por trás de cada palavra.

Pergunta: Sobre o que é a Torá? Digamos que as pessoas não saibam. Elas pensam que este é realmente um conjunto de leis, que é um livro histórico que fala sobre a história do povo. Na verdade está lá.

Resposta: Tudo isso também está lá, é claro.

Pergunta: Os mandamentos também estão aí: o que fazer, o que não fazer, digamos. Em geral, sobre o que está escrita a Torá?

Resposta: Trata-se de uma pessoa, do seu lugar na natureza, da sua história e do seu futuro.

Pergunta: Quando você diz “sobre uma pessoa”, é sobre todas as pessoas?

Resposta: Sim.

Pergunta: Então, como devo encarar isso; é um texto externo ou é sobre mim?

Resposta: É sobre você.

Pergunta: É assim que devo começar a ler?

Resposta: Sim. Em geral, este livro em si é um guia para você e para o mundo em que você existe.

Pergunta: “O mundo”, você quer dizer este mundo em que vivo agora? Em que moramos com você?

Resposta: Claro, sim.

Pergunta: Este livro que foi escrito há 3.000 anos é sobre o mundo de hoje?

Resposta: Claro.

Pergunta: O que ele diz? Para que isso realmente está me chamando?

Resposta: Ele exorta você a não permanecer em uma visão limitada deste mundo, mas a tentar revelá-lo mais profundamente.

Pergunta: O que verei?

Resposta: As forças que controlam você e o mundo ao seu redor. Então você verá, descobrirá, revelará e se familiarizará com uma única força que está oculta por trás da manifestação dessas diversas forças.

Pergunta: Isso significa que este livro me leva a esta força única? Quanto mais eu olho para isso, removo as camadas, mais perto estarei dessa força única. É esse o propósito deste livro?

Resposta: Sim.

Pergunta: Então, estamos falando do Criador?

Resposta: Claro.

Pergunta: Uma última pergunta. Oleg pergunta. Ele olha para isso, é claro, do jeito que vê tudo ao seu redor. Ele diz: “Não vemos isso na natureza”. Esta é a opinião dele. Uma opinião tão única até agora. Mas ainda assim, diga-me, por favor, o que é o “Jardim do Éden”? Que tipo de força é essa?

Resposta: O Jardim do Éden, paraíso, é o estado de uma pessoa quando ela atinge em profundidade todas as camadas da natureza. Este é o sentimento de uma pessoa. A realização que ela recebe naquele momento é chamada de “Jardim do Éden”, a “árvore do bem e do mal” e assim por diante.

Pergunta: O que significa que uma mulher é feita da costela de um homem? Eva foi feita da costela de Adão.

Resposta: Um homem e uma mulher aqui representam duas partes do universo. A mulher é mais viva, inteligente e eu diria insidiosa. Mas, ao mesmo tempo, ela cumpre o programa da criação. Ela incentiva o homem a ser mais ativo. O que, em princípio, é verdade até aos nossos dias.

Agora ainda é difícil para nós entender onde está o papel do homem aqui e onde está o papel da mulher aqui. Mas, em princípio, eles estão interligados de tal forma que revelam em todas as ações da natureza a força, o papel, o plano e o propósito do Criador.

Pergunta: Então o que é chamado de “costela”? O que é?

Resposta: Costela é aquela parte do desejo de uma pessoa, de um homem, que pode se combinar com o desejo de uma mulher e conviver corretamente com ela. Essa é a parte do homem que pode se tornar a base de uma mulher.

Pergunta: Quando você diz “homem”, o que você quer dizer?

Resposta: A qualidade de doação. E mulher é a qualidade da recepção.

Pergunta: A última pergunta é uma serpente; o que é uma serpente?

Resposta: Uma serpente é astuta, eu diria, na qual o Criador se esconde, através da qual Ele mostra a um homem e a uma mulher como eles podem ser compatíveis apenas em uma certa conexão um com o outro. Portanto, tal conexão entre um homem e uma mulher com a ajuda de uma serpente é o começo da vida.

Pergunta: Quando você diz “serpente”, é uma força, é um desejo? O que é?

Resposta: É a força do desejo.

Pergunta: Por que ele está sussurrando para uma mulher? Aí ele vem até ela e sussurra: “Vamos, faça o proibido, diga a ele…” Por que ele está incitando se o Criador está dentro dele, como você diz?

Resposta: Porque você não pode fazer isso de forma direta, mas apenas através do engano, por assim dizer.

Mas o engano é, na verdade, um engano sagrado. Não em nome de enganar e roubar, lucrar, tomar posse de outra coisa e de outra pessoa. Porque a própria natureza da criação é falsa e é necessário enganá-la. É necessário levar uma pessoa de um estado de mal para um estado de bem, para que a serpente faça um trabalho grande e sério.

Ou seja, nosso mundo direciona para o mal para chegar ao mal, e aqui ele direciona para o mal para chegar ao bem.

Comentário: Significa que a serpente desempenha uma grande função.

Minha Resposta: A serpente?! É a base da vida.

Mas até hoje estamos enfrentando esses problemas e não conseguimos entender onde está essa serpente, como arrancá-la de nós, removê-la e como nos livrar dela. Ela nos rodeia e está dentro de nós. Isso nos incomoda o tempo todo.

Pergunta: Qual é o futuro para a serpente e para nós? Será que ela vai sussurrar assim, vamos seguir assim? Tudo continuará acontecendo assim?

Resposta: Não, temos que revelar a verdadeira imagem do mundo e então poderemos corrigir a serpente.

Pergunta: Qual é a verdadeira imagem? O que devemos revelar?

Resposta: Devemos todos juntos agarrar esta “serpente” que está entre nós e segurá-la até que ela concorde em trabalhar junto conosco e agir junto conosco. Quando disser: “Concordo”, acreditaremos. E o mundo de repente se tornará diferente.

Pergunta: Você diz: “Para que trabalhe conosco”, e então onde iríamos com isso, todos juntos?

Resposta: Para revelar a verdade, que está na sabedoria da serpente, mas para o bem dos outros.

Pergunta: O que você quis dizer com “sabedoria da serpente”?

Resposta: Isso é sabedoria.

Pergunta: Por que você a chamou da serpente? Parecia muito lindo!

Resposta: Porque a serpente a tem. Ela está localizada entre todos os elementos da natureza e está pronta para conectar tudo para tirar o melhor que cada parte do elemento da natureza tem para o bem dos outros.

Pergunta: Esta é a serpente? Então, é algo elevado?

Resposta: Não há nada superior a isso.

Pergunta: A serpente pode ter outro nome? Chamamos isso de força e desejo. De que mais você pode chamar de serpente?

Resposta: É a sabedoria superior.

Pergunta: Por que se diz que “deveria rastejar pelo chão”? Quando pecou, sussurrou para Eva, foi-lhe dito: “De agora em diante você não andará, rastejará pelo chão e comerá poeira”, e assim por diante. Por quê?

Resposta: Porque dizia à pessoa qual era a causa do seu sofrimento e mostrava à pessoa a solução correta.

Comentário: Deveria ser elogiada por isso, mas em vez disso…

Minha Resposta: O fato é que a serpente deve fazer isso. A Bíblia não parece dizer isso, mas deve contar e mostrar uma pessoa, revelar o futuro a uma pessoa, ou seja, trazer Adão e Eva ao Jardim do Éden. Ao mesmo Jardim do Éden em que nasceram e se desenvolveram, mas de forma corrigida.

Pergunta: Então, depois de tudo o que aconteceu, e houve uma queda deste Jardim do Éden para o nosso mundo, precisamos passar por este mundo com todo o seu sofrimento e guerras e voltar ao Jardim do Éden? É este o trabalho da serpente?

Resposta: Sim. Então o Jardim do Éden será revelado em toda a terra. Para sempre.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 07/08/23