“De Acordo Com A Tristeza, Assim Será A Recompensa”

610.2Pergunta: As fontes falam sobre recompensa. É correto dizer que conforme o esforço que se fizer assim será a recompensa?

Resposta: Isso está absolutamente certo. É por isso que se diz: “Conforme a tristeza, assim será a recompensa”.

Pergunta: Não entendi isso por muito tempo, mas hoje finalmente entendi e senti uma grande e sincera alegria por isso. O que acontece a uma pessoa quando a essência do que foi dito de repente se torna clara para ela?

Resposta: Ela simplesmente recebe uma porção muito pequena da luz superior.

Pergunta: No nível corpóreo, o conceito de tristeza está associado a algum tipo de tormento. Mas a Cabalá diz: “Tristeza é um sentimento de fome”. Ou seja, quanto mais fome a pessoa sentir, mais sentirá prazer em comer.

Acontece que quanto mais fome espiritual tivermos, mais prazer receberemos do fato de o Criador nos encher de luz. É verdade que eu deveria sentir não minha própria fome, mas a fome de meus amigos na dezena? Se eu começar a preparar uma “refeição” para eles e eles começarem a receber satisfação, será um grande prazer.

Resposta: Acho que devemos ter como objetivo sentir a falta de um Kli (vaso): o que ainda nos falta para que possamos atrair o Criador, preenchê-Lo, sentir nosso Kli real, desejo real e deficiência (Hisaron).

Da Lição Diária de Cabalá 25/07/23, “De acordo com a tristeza, assim será a recompensa”