O Mundo Está Ligado A Você

929E quando a tempestade passar, você não se lembrará de como conseguiu passar por ela, como conseguiu sobreviver. Você nem terá certeza, de fato, se a tempestade realmente acabou. Mas uma coisa é certa. Quando você sair da tempestade, não será a mesma pessoa que entrou. É disso que se trata esta tempestade. (Haruki Murakami)

Pergunta: A tempestade e em geral tudo o que está acontecendo ao nosso redor na humanidade e agora no mundo está acontecendo apenas para que nos tornemos uma pessoa diferente?

Resposta: Sim, tudo o que acontece na natureza! Mesmo explosões em algum lugar nas estrelas distantes estão acontecendo apenas para de alguma forma agir através de algumas cadeias de eventos em uma pessoa.

Pergunta: Se eu sou uma pessoa comum e isso acontece em algum lugar da África, ainda está acontecendo comigo?

Resposta: Sim. Não procure nenhuma lei de justiça nisso. Não entendemos tudo isso.

Pergunta: Mas há uma grande dificuldade nisso para mim. Em algum lugar lá fora, no Alasca, algo está acontecendo, está acontecendo para mim?

Resposta: Sim.

Pergunta: O que acontecerá se eu realmente puder me treinar para que seja meu pensamento? Vamos sonhar que cada pessoa conseguiu…

Resposta: Então você começará a corrigir o mundo com este pensamento.

Pergunta: Qual é a conclusão disso? Que o mundo está ligado a mim e minhas ações determinam o que acontecerá no Alasca?

Resposta: Sim.

Pergunta: Se nós não mudarmos, se eu não mudar – os problemas vêm repetidamente ao mundo, perto de mim, e assim por diante, e eu não mudo – então os problemas aumentam? Essa pressão sobre mim aumentará?

Resposta: Claro. Em você pessoalmente e em cada um de nós, e em todos nós juntos.

Pergunta: Isso acontece até que eu entenda o que depende de mim?

Resposta: Sim.

Pergunta: Isso não é difícil para uma pessoa?

Resposta: Nós vivemos nisso.

Comentário: Mas não sentimos isso.

Minha Resposta: Mas nós sentimos que está piorando?

Comentário: Sim, nós sentimos isso.

Minha Resposta: A pressão está crescendo?

Comentário: Está crescendo.

Minha Resposta: Então, precisamos fazer algo a respeito.

Pergunta: A conclusão disso é que o mundo inteiro está ligado a mim e isso é assim para todos? E eu estou ligado ao mundo inteiro?

Resposta: Sim.

Pergunta: Como podemos viver com isso?

Resposta: Mas nós vivemos.

Comentário: Não sentimos isso; é por isso que vivemos.

Minha Resposta: Isso mesmo. Mas o que devo fazer? Sentir. Uma vez que você começa a sentir, você começa a pensar sobre isso, começa a tentar mudar isso mentalmente, e você muda.

Pergunta: Você pode imaginar se uma pessoa chega a esse pensamento e há tal responsabilidade sobre ela, então como ela viverá?! Como?

Resposta: Ela viverá. No momento, ela, a miserável, existe.

Pergunta: É isso que você chama de vida: aprender a me amarrar ao mundo inteiro, sentir que depende de mim?

Resposta: Sim. E para cuidar do mundo inteiro.

Pergunta: Está no poder de uma pessoa ou não?

Resposta: Isso é exatamente o que está ao alcance de uma pessoa. Para isso, as pessoas só precisam de uma certa educação para que entendam que tudo o que acontece é necessário apenas para que percebam onde existem, em que sistema da natureza existem e por que o meio ambiente não é tão gentil com elas.

Pergunta: Se eu entender isso, serei capaz de dar um passo ou farei isso o tempo todo com medo de ser o responsável e estou preocupado?

Resposta: Não. Pelo contrário, darei passos bons e corretos gradualmente, aqui e ali, lembrando, esquecendo e de alguma forma mais. Mas, em geral, melhoraremos a nós mesmos e, assim, melhoraremos o mundo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 12/06/23