Estados De Pequenez (Katnut) E Grandeza (Gadlut)

509O artigo “A Rosa” na Introdução do Livro do Zohar diz que uma rosa tem dois estados: Pequenez (Katnut) e Grandeza (Gadlut).

Um estado de pequenez é o começo de sua criação quando contém apenas a Sefira Keter. Esse estado é chamado de “uma rosa entre os espinhos”.

O estado de grandeza é chamado claramente de “uma rosa” ou “a assembleia de Israel”, quando todas as qualidades negativas crescem e são transformadas em positivas.

Espinhos simbolizam nossas qualidades negativas. Quando queremos atacar uns aos outros com nossos espinhos, começamos a entender que nosso crescimento positivo está em nossa atitude correta uns para com os outros com nossas pétalas.

O estado de pequenez (Katnut) é quando paramos de usar nossas qualidades negativas. É chamado de pequenez porque neste estado não podemos receber a luz superior. O estado de grandeza (Gadlut) é quando florescemos como uma rosa e, desejando o bem, o amor e a assistência mútua uns aos outros, ascendemos ao nível do Criador.

Em outras palavras, como disse o Rabino Akiva, “Amar o próximo” é o estado de grandeza quando você pode usar todos os seus desejos pelo bem dos outros. Quando você simplesmente não faz mal a ninguém, esse é o estado de pequenez, no qual você meio que se restringe, como se limitasse com os espinhos de uma rosa.

De KabTV, “Introdução do Livro do Zohar“, 04/06/23