Do Nível De Anjo Ao Nível De Humano

712.03Pergunta: Por que o sistema geral não nos recompensou desde o nascimento com uma percepção altruísta do prazer?

Resposta: Se não estivéssemos em nossa percepção egoísta do prazer, mas em uma percepção altruísta, não teríamos resistência a ele; simplesmente existiríamos nele.

Estaríamos no nível dos anjos, ou seja, forças que assim existem, e não teríamos compreensão, não teríamos noção do nosso próprio “eu”. Não seríamos opostos ao Criador, não seríamos personalidades, não seríamos criações relativas a Ele.

Precisamente porque há oposição ao nosso egoísmo em revelar o mundo superior, em revelar o estado de doação, amor e conexão com o que está fora de mim, com meus amigos, com suas aspirações internas ao Criador, e existe a possibilidade de liberdade, é que eu existo separadamente da força superior e não a obedeço, escolho o que fazer.

Se não fosse esse o caso, simplesmente existiríamos automaticamente em doação, como agora existimos automaticamente em recepção.

Agora, nós também somos anjos, apenas anjos da morte, que, com cada uma de suas realizações temporárias, se matam, aproximando assim a morte. Caso contrário, seríamos anjos da vida, ou seja, forças que simplesmente existem naquele volume de vida e nada sabem sobre si mesmas.

Comentário: Mas se você disser que a situação é muito melhor do que a atual…

Resposta: Não, não melhor. O anjo da vida não é melhor do que o anjo da morte. Ambos não são melhores nem piores; são as forças da natureza. Não há bem e mal fora de uma pessoa quando ela decide se segue em frente ou não. Fora do homem, essas forças são equivalentes.

A partir dessas duas forças, de sua combinação correta, a cada momento construímos estados que se somam e nos dão a imagem do “homem” ou “Adão”, que significa “semelhante ao Criador”.

Pergunta: Quando um grande Cabalista chega a um certo ponto de compreensão, ele espera que todos os outros compreendam?

Resposta: Ele não espera, ele trabalha em sua própria correção ajudando os outros. Enquanto os outros não forem corrigidos, ele também se sentirá assim. Ninguém pode alcançar a correção completa até que o mundo inteiro seja corrigido, então todo Cabalista tem mais a fazer.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. O Que é a Mente?”, 21/02/11