Comunicação No Mesmo Nível

115Pergunta: Quando você começou a estudar com o Rabash, você ainda estava na percepção comum deste mundo. Não lhe pareceu estranho que ele falasse sobre o mundo espiritual?

Resposta: Você acha que ele me contou muito?! Muito pouco! Basicamente, conversamos no meu nível sobre os métodos de trabalho espiritual, a disseminação da Cabalá no mundo e as ideias do Baal HaSulam. Eu não conseguia falar em um nível acima de mim porque não entendia nada disso.

É o mesmo que em qualquer ciência! Como dizer a um aluno da primeira série o que ele estudará nas próximas aulas se ele ainda não tiver esse conhecimento? E aqui é preciso não apenas conhecimento, mas realização. Ou seja, ele vai falar e você não vai entender do que ele está falando.

Agora também digo coisas que não afetam você. Mas eu as digo. Está registrado. Mais tarde, você usará o arquivo.

Comentário: Em princípio, você e o Rabash estudaram o TES (Talmud Eser Sefirot), que pode ser estruturado.

Minha Resposta: Pode ser estruturado, nada mais. Mas a partir dessa estrutura, você começa a extrair lentamente alguns princípios para si mesmo: como a luz influencia o desejo, como o desejo influencia a luz em troca, que combinação ocorre entre eles e o jogo de um com o outro. O mais importante é a influência do estudo em você.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Professor”, 30/04/11