Raízes Espirituais Das Palavras

193Pergunta: Alguma palavra existente no mundo material tem laços espirituais por trás dela? Não há palavra que não tenha sua raiz?

Resposta: Claro.

Pergunta: Mesmo palavras modernas e inventadas?

Resposta: Não, palavras inventadas não têm uma raiz espiritual clara porque são criadas artificialmente por humanos. Claro, elas têm algum tipo de raiz espiritual secundária ou terciária, caso contrário, nada teria aparecido. Tudo vem do fato de que você não pode inventar nada do nada.

No entanto, todas as novas combinações são criadas artificialmente; elas não existem na natureza.

A natureza tem suas próprias propriedades inerentes, e delas decorrem ações humanas simples que as ajudam a chegar à correção. Embora pão, vinho, vários pratos, produtos, uma mesa, uma cadeira, etc., sejam coisas artificiais porque tais objetos não existem na natureza, eles existem no processo de correção humana. A pessoa tem que fazê-los e, portanto, seus protótipos existem na natureza.

Tudo isso é descrito na criação do Templo, porque o Templo representa o que uma pessoa deve fazer durante sua vida para alcançar a correção completa e a ascensão ao mundo superior. Portanto, tudo o que estudamos sobre o nosso mundo, aprendemos com as ações que estão descritas na Torá.

São 39 trabalhos terrenos: como cultivar árvores, colher, preparar pão e todos os tipos de pratos, espremer azeitonas, fazer vinho, assar carne, tratar peles, escrever nelas, costurar roupas, etc. — muitos processos diferentes. Mas eles são naturais, embora na natureza não sejam inerentes a nós, como nos animais.

Os animais não têm esses processos. Eles vivem em seu corpo, comem comida pronta e geram filhos, ou seja, tudo está pronto para eles. Às vezes eles cavam buracos ou tecem ninhos, mas é muito limitado.

Mas muitos de todos os tipos de ações artificiais são característicos de uma pessoa, estão todos descritos na Torá e só por isso, é graças a eles que somos corrigidos.

Se fizermos algo diferente dessas ações, já se encaixa em nosso egoísmo para preenchê-lo. No entanto, volta para nós, temos que pagar por isso e pagar caro.

Assim, é possível calcular quantas ações a humanidade fez em vão e o que fez em excesso em sua história. É por isso que ainda não atingiu sua correção.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. O Que é a Palavra?”, 27/02/11