“Qual É A Diferença Entre Alegria Material E Alegria Espiritual?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Diferença Entre Alegria Material E Alegria Espiritual?

Sentimos alegria com as realizações materiais quando realizamos nossos próprios desejos.

Sentimos alegria espiritual quando conhecemos outras pessoas que inicialmente eram estranhas, mas que depois transformamos em nossos entes queridos. Nós, portanto, nos regozijamos em sua realização.

A diferença entre esses dois tipos de alegria é que a alegria material vem da satisfação de nossos próprios desejos, que são limitados; enquanto a alegria espiritual vem de satisfazer os desejos dos outros, que sentimos como ilimitados.

Por que sentimos satisfação limitada na alegria material e satisfação ilimitada na alegria espiritual?

A alegria material vem da realização de nossos desejos corporais autointencionados, onde só podemos nos satisfazer. Esses desejos são, portanto, limitados em volume e, consequentemente, na quantidade de força de alegria em sua sensação. Em outras palavras, nossas vidas são limitadas pelo tamanho do nosso mundo, ou seja, nossa percepção da realidade que recebemos em nossos cinco sentidos.

Quando começamos a satisfazer os outros, atingimos um grau de realização sem limites, onde ganhamos um senso de eternidade e perfeição.

No entanto, podemos atingir tal grau com a condição de amarmos os outros, ou seja, quando estivermos prontos para satisfazer os outros infinitamente, porque então nos conectamos simultaneamente com a força superior de amor, doação e conexão.

Essa força superior nos dá tudo o que precisamos para satisfazer os outros. Então, canalizamos essa força superior através de nós para os outros à medida que eles se tornam nossas pessoas mais queridas e desejáveis. Consequentemente, ganhamos uma oportunidade ilimitada de satisfazer a todos e sentimos grande alegria ao fazê-lo.

Alegria espiritual é, portanto, o sentimento de uma alegria imensa e eterna que sentimos quando um fluxo infindável de prazer passa por nós, dando-nos uma sensação de vida eterna espiritual. Para alcançar tal grau, precisamos primeiro começar a amar os outros.

“Amar o próximo como a si mesmo” é o mandamento principal, porque se o abordarmos, avançaremos de forma ideal para a espiritualidade e chegaremos à plena realização. Se não fizermos nenhum movimento para amar os outros, tudo o que fizermos em nossas vidas se perderá em sua transitoriedade.

Baseado em KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. O que é Alegria?”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 27 de fevereiro de 2011. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.