O Mundo É Uma Grande Aldeia

115.05Pergunta: O que é a história do ponto de vista da Cabalá?

Resposta: É o desenvolvimento do egoísmo.

A história é o desenvolvimento do egoísmo mais simples, que gradualmente aumenta de pequeno, individual, familiar, como nos animais, para comunal, urbano, estatal e, finalmente, global.

Assim, vemos as lutas de pessoas no mesmo nível. Primeiro, os assentamentos lutaram entre si, depois pequenos Estados díspares. Depois se uniram porque era preciso se unir na luta até chegarem ao estado atual.

Agora o egoísmo nos mostra que estamos em uma luta inútil uns com os outros, que estamos conectados uns com os outros. Ao mesmo tempo, a total interconexão mútua é revelada e, portanto, levantamos nossas mãos: “O que fazer?”

Se um país fechar e depois outro, fenômenos imprevisíveis começarão no mundo. O mundo não percebe que vai parar e pronto. Você não poderá ligar o ar-condicionado ou o aquecimento, não haverá conexão internacional, nada. O mundo inteiro simplesmente vai parar.

O que o mundo tem? Se hoje ele não recebe um par de petroleiros com petróleo, só terá reservas estratégicas enquanto durarem em cada país. É isso. Estamos sentados em uma agulha de óleo, sem falar em outras agulhas. Se não houver combustível, quem entregará comida a vários países?

Não temos ideia do quanto estamos interligados, do quanto tudo isso é frágil. Hoje não pode haver guerra mundial porque nenhum país se sustenta. Não estou falando de frescuras, mas do essencial.

Hoje, morando no vigésimo andar, você não pode viver como antes na aldeia, onde você tinha sua própria horta, sua própria adega, plantava batata e repolho e estava bem; você se provia com tudo. Não é mais assim.

Lembro-me de minha infância na pequena cidade de Vitebsk, com uma população de um quarto de milhão de pessoas. Tínhamos um pequeno terreno e uma grande adega onde, como todo mundo, guardávamos batatas, repolho, alho e cebola. Tudo isso foi preparado por um ano para que a família não passasse fome.

Foi o que aconteceu com a maioria da população. Hoje ninguém tem isso. Imagine enormes áreas residenciais e cidades com uma população de mais de um milhão. Com o que você vai alimentá-las? Haverá pestilência em toda a Terra. Não percebemos o que acontecerá se alguns grandes países de repente deixarem de funcionar.

De KabTV, Eu Recebi uma Chamada. O Que é História?”, 13/03/11