A Insatisfação De Um Cabalista

281.02Pergunta: Você já esteve em perigo de não progredir para o estado espiritual que tem agora?

Resposta: Claro que havia. Meu estado atual é o fim de toda correção? Não estou feliz comigo mesmo. Talvez eu pareça alguém que conseguiu tudo, mas para mim isso é completamente insatisfatório. Não estou sendo modesto, mas, na verdade, me sinto assim.

Hoje não me sinto mais perfeito do que o menino de cinco anos que me lembro. Então a questão do sentido da vida ardeu em mim e me senti minúsculo diante do vasto universo.

Tínhamos nossa própria casa, um quintal grande e um jardim. Eu gostava de sair à noite para o pátio e olhar as estrelas, e não entendia onde estava: “Devo sentir que tipo de mundo é este”. Mas não o que está ao meu redor: toda essa vida, algum tipo de barulho e vazio.

Claro, hoje não estou nesse estado. Eu sinto os mundos e nosso mundo relativamente; eu os comparo entre si e entendo onde estou. Mas em comparação com o que está se abrindo, sinto-me como alguém que não alcançou completamente o desejado.

O fato é que uma pessoa consiste em dois vazios, dois Kelim (vasos): aquele em que estou agora e aquele que está sendo revelado, o estado futuro.

Hoje tenho uma certa parte de mim, que se enche de alguma coisa e me dá alguns conhecimentos e qualidades. Este é o meu vaso atual.

Ao mesmo tempo, meu próximo vaso está se abrindo, um vazio, no qual perguntas incompreensíveis são feitas e no qual há todos os tipos de sensações e vazios. Este próximo vaso em mim é muito grande. Isso sugere que algum dia vou preenchê-lo.

Em última análise, este será o caso para todos. Mas este vaso é muito pronunciado em mim, o vazio ressoa em mim e, portanto, me incomoda.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Insatisfação de Laitman”, 06/03/11