“Quais São Algumas Citações Notáveis Sobre Educação?” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “Quais São Algumas Citações Notáveis Sobre Educação?
“Ensine a criança de acordo com o caminho dela” – Provérbios 22:6.

Há também uma citação notável do professor e publicitário suíço Adolphe Ferrière que explica como falhamos em seguir esse princípio, ou seja,

“E eles criaram a escola como o diabo ordenou.

A criança ama a natureza, por isso estava trancada em quatro paredes.

Ela não consegue se sentar sem se mexer, então foi forçada a ficar imóvel.

Gosta de trabalhar com as mãos e começou a ensinar teorias e ideias.

Ela gosta de falar – foi-lhe dito para ficar em silêncio.

Ela procura entender – foi ordenada a aprender de cor.

Ela mesma gostaria de explorar e buscar conhecimento, mas os recebeu de forma pronta.

Então as crianças aprenderam o que nunca teriam aprendido em outras condições. Elas aprenderam a mentir e fingir.

Esta citação remonta ao início do século anterior, mas é tão precisa hoje. Mostra como as crianças têm naturezas para serem como pássaros livres, mas nós as colocamos em gaiolas.

Por quê? É simplesmente mais fácil e claro para nós coercitivamente fazer com que as crianças fiquem dentro de nossos quatro cantos. Ao fazer isso, nós roubamos o livre desenvolvimento de sua alma, mente e coração, e até mesmo atrapalhamos seu desenvolvimento corporal.

O princípio “ensine a criança de acordo com o caminho dela” significa que as crianças devem ser criadas de forma que possam se desenvolver livremente. Na prática, isso significa que elas devem ouvir os adultos, mas os adultos devem se ajustar para serem o mais interessantes e relevantes possível para as crianças. Além disso, as crianças precisam de muito tempo ao ar livre com seus amigos e estar simultaneamente com seus amigos e professores. Ou seja, devem se envolver em várias atividades que envolvem criar, inventar e consertar coisas em conjunto, bem como em discussões contínuas com os seus pares e com adultos onde precisam debater determinados temas e tirar conclusões.

Tal abordagem desenvolve as crianças no curso natural de suas atividades. Liberte-as e dê liberdade para pensarem e desenvolverem novas ideias. Ainda não vimos um sistema educacional que desenvolva as crianças em todo o seu potencial dessa maneira. Em vez disso, nós as empacotamos em cubos que restringem seu pensamento e desenvolvimento ideal.

Para atualizar a educação para “ensinar a criança de acordo com o caminho dela”, precisamos de professores diferentes, ou mais especificamente, os próprios professores precisam passar por um curso de educação diferente ao longo de vários anos, e só então eles estarão preparados para atender crianças. Começaremos a ver resultados completamente diferentes dos atuais.

Acho que a mudança para esse tipo de educação acontecerá quando ficarmos completamente desiludidos com a maneira como educamos os filhos atualmente, quando percebermos que nossos sistemas atuais servem para criar um mundo de crescente depressão, ansiedade, estresse, solidão e outros fenômenos problemáticos em todas as escalas pessoais, sociais, econômicas e ecológicas.