Do Que Há Para Se Envergonhar?

547.05Comentário: Uma vez você tentou fazer de um aluno um exemplo para os outros. Aquele aluno imediatamente começou a se justificar, e você tentou explicar para ele que ele precisava aceitar.

Minha Resposta: Cada pessoa deve procurar uma ampla variedade de qualidades em si mesma. Eu preciso apontar para alguém, e talvez até de brincadeira levá-lo de lado para que as pessoas vejam. De que outra forma posso transmitir uma impressão ou algum tipo de dica para uma pessoa para si mesma?

Comentário: Muitas vezes acontece que você fala em geral sobre o estado do grupo, mas às vezes você fica pessoal.

Minha Resposta: E daí? Que todos aprendam! Por que deveríamos ter vergonha uns dos outros?! Do que posso me envergonhar?! No nosso mundo, eu vou ao médico, conto tudo para ele e ele faz exames comigo; não há nada para se envergonhar, nem o corpo animal com o qual eu não me associo. Digo a ele que tenho tal pressão, tal sangue e assim por diante.

Mas quando nos voltamos para coisas sensuais, fico envergonhado quando digo ao médico que tenho tais e tais sentimentos e tais e tais impulsos. Por quê?! Afinal, este também é o nosso corpo animal interior natural.

Quando falo do espiritual, aqui não sou mais “eu”. Estou trabalhando no que recebi do Criador.

Em um corpo animal, não tenho nada para trabalhar; faço dieta, exercícios, vou ao médico e pronto. Em meu corpo espiritual interior, estou em um estado em que posso realmente trabalhar em mim mesmo. Isso deve ser estudado.

E todo esse trabalho em mim também não é meu pessoalmente! É absolutamente o mesmo para todos! Todos seguem o mesmo caminho se tentarem trabalhar em si mesmos! Todo mundo tem as mesmas falhas e os mesmos problemas!

Veja como o livro Shamati ou outros artigos e mensagens são escritos. Eles são escritos para todos! Seja um indiano, turco ou francês, jovem ou velho, homem ou mulher, não importa! Há quase os mesmos caminhos para todos. Do que se envergonhar?!

Há uma alma para todos. Por que não posso falar sobre isso em voz alta e em todos os lugares, principalmente quando tudo depende disso?! Somos adultos! Do que uma pessoa pode se envergonhar?! Hoje chegou, amanhã partiu. Onde ela está? O que ela é? Ela não sabe de nada. Veja as coisas estúpidas que ela faz enquanto existe neste mundo.

Então, como não falar de tudo o mais abertamente possível, só para ser entendido?! Só as crianças pequenas são tímidas porque se identificam com seu corpo: “Meu corpo sou eu”. E uma pessoa verdadeiramente adulta não é tímida.

A Cabalá diz: “Pare de ser tímido; vá àquele que o criou”. Isso é tudo. Volte-se para aquele que o criou.

Você só pode ter vergonha de uma coisa, se teve a oportunidade de fazer algum tipo de correção, de fazer o bem no mundo, e não o fez. Tenha vergonha disso! Nada mais depende de você.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Leigo Ofendeu um Aluno”, 17/11/12