Todo Mundo Se Move Ao Longo De Seu Próprio Vetor

557Pergunta: Como uma pessoa pode agir corretamente sem fazer nenhum cálculo? Por exemplo, para alguém, a frequência às aulas matinais e a participação em vários eventos são condições normais de aprendizado, e é difícil para outras pessoas assistir às aulas todos os dias. O que uma pessoa deve fazer?

Resposta: Deixe-a vir o quanto puder, isso é problema dela. Todos agem de acordo com a medida de importância. Um está presente todos os dias, é muito importante para ele não perder nada; para ele, cada minuto da aula é uma necessidade. Para outro, é normal vir uma vez por mês e, como dizem, participar.

Damos a todos a oportunidade de agir como quiserem. Ao mesmo tempo, não removemos seu livre arbítrio, mas simplesmente falamos sobre a importância da meta. Agora, que tentem fazer o que podem, cada um à sua maneira.

Digamos que um fará clipes sobre Cabalá, outro escreverá artigos, o terceiro irá constantemente às aulas e apenas, por assim dizer, roerá o granito da ciência, o quarto comporá canções e assim por diante. Cada aluno se move ao longo de seu próprio vetor, de acordo com sua estrutura interna. E daí? Não os compare entre si.

Pergunta: Então, um aluno não deve pressionar o outro?

Resposta: Ele não tem direito! Ele só pode aumentar a grandeza da meta nele, nada mais.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Coerção Contra um Amigo”, 09/06/12