Como Você Pode Encontrar Deus?

962.3Pergunta: Existe uma parábola judaica sobre um jovem que perguntou a um sábio: “Ouvimos que no passado, nos bons velhos tempos, as pessoas costumavam ver Deus com seus próprios olhos. As pessoas costumavam se encontrar com Deus. Deus costumava chamar as pessoas pelo primeiro nome. Deus estava muito perto. O que aconteceu agora? Por que Ele está se escondendo de nós? Por que Ele não segura mais as mãos das pessoas? Elas tropeçam no escuro sem Ele”. O sábio olhou para o aluno e disse: “Meu filho, Deus ainda está onde estava, mas as pessoas se esqueceram de como se abaixar o suficiente para que possam vê-lo”.

Ele diz que você deve se rebaixar. O que é se rebaixar?

Resposta: Anular-se. Sua mente, sua força, sua superioridade, seu egoísmo em geral. Então você verá o Criador.

Anular-me significa que não quero decidir nada. Eu só quero uma coisa: curvar-me diante da força da natureza, que afirma que apenas para o bem dos outros, apenas em conexão com os outros e apenas em apoio mútuo podemos existir. Isso se chama rebaixar-se.

A lei da natureza diz isso de forma muito simples: estamos todos interconectados. Ou seja, se eu pensar nos outros, e cuidar dos outros, todos ficarão bem e eu também.

Pergunta: Isso está diminuindo meu “eu”?

Resposta: Sim. Mas esse rebaixamento em relação aos outros, esse egoísmo não pode ser rompido. Só é possível se nos convencermos de que não temos outra opção e nos rebaixarmos juntos.

Pergunta: Esta palavra “rebaixamento” te assusta, te afasta? Não é realmente você, mas alguém orgulhoso?

Resposta: Claro, teremos que deixar nosso orgulho de alguma forma e lidar com isso.

Pergunta: Como tomaríamos decisões puramente corporais e alguns planos?

Resposta: Precisamente rebaixando-nos uns para os outros. Não sobreviveremos de outra maneira.

Pergunta: Portanto, não podemos construir um país forte. Também temos que cuidar de todos os outros, do mundo inteiro, de tudo? Você nos dá tarefas tão difíceis. Ou podemos fazer isso?

Resposta: Acho que não é uma tarefa difícil. Nosso desenvolvimento nos levará a sentir que somos uma nação na Terra, e não há como fugir do fato de que devemos apoiar uns aos outros. Isso se tornará a lei principal. A natureza nos forçará.

Pergunta: Esse é o futuro?

Resposta: Sim. Acho que não está longe.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 05/01/23