“Existe Diferença Na Sensação De Um Antissemita Da Idade Média E De Hoje?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Existe Uma Diferença Na Sensação De Um Antissemita Da Idade Média E Hoje?

Sim existe. Na Idade Média, as pessoas sentiam uma dependência muito mais profunda dos judeus do que hoje.

Hoje, temos medicina, química, tecnologia e outros meios pelos quais podemos usar a natureza a nosso favor. A humanidade acumulou muito mais conhecimento, e muito mais pessoas hoje se envolvem em campos que os judeus normalmente ocupavam no passado.

No entanto, o fato de que os judeus não mais ocupam exclusivamente certas posições e compromissos na sociedade não diminui o antissemitismo em nossos tempos. Pelo contrário, o antissemitismo está crescendo e assumindo uma nova forma evolutiva.

O ódio aos judeus em nossa era não se deve ao sucesso desproporcional dos judeus em campos como ciência, tecnologia e medicina. É antes devido a um certo tipo de força que os judeus possuem: uma força oculta que está enraizada naquilo que fez dos judeus um povo unido em seu estabelecimento, uma força capaz de unir a humanidade acima de todas as diferenças e divisões.

Antes de todas as racionalizações do ódio aos judeus em nosso mundo hoje, há um sentimento mais profundo de ódio contra os judeus que os próprios antissemitas muitas vezes não conseguem entender em sua essência: como o povo judeu se uniu e se tornou um canal para a força positiva da conexão habitando na natureza para se espalhar e cobrir a sociedade humana, da mesma forma hoje, quanto mais as pessoas sentem problemas e insatisfações crescentes em suas vidas, mais elas sentem que os judeus estão de alguma forma por trás de seus problemas.

O antissemitismo hoje se torna assim mais nítido, mais sutil, mais ameaçador e mais global. Se o povo judeu se unir acima de suas diferenças, como fizeram quando se tornaram o povo de Israel, eles se tornarão um canal para a força positiva que habita na natureza se espalhar e curar o mundo de seus problemas.

Portanto, o antissemitismo pode ser erradicado se nós, judeus, começarmos a agir de acordo com o que nos tornou judeus: começarmos a nos unir acima de nossas diferenças e, ao fazer isso, desobstruir um certo canal interno para a consciência humana – deixar a força positiva da natureza entrar o mundo, e deixar a unidade cobrir as crescentes diferenças e divisões na sociedade humana.

Baseado no vídeo “Antissemitas na Idade Média Vs. Antissemitas hoje: há uma diferença?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.