Entre Dois Mundos: Superior E Inferior

712.03A percepção da realidade é o tema mais importante porque a pessoa quer saber em que realidade ela existe, em que tipo de mundo ela nasceu.

Como são construídos os mundos superior e o mundo inferior, como existem, por quais forças são controlados, qual é a razão de tal existência, quais são seus resultados e para onde tudo está se movendo: precisamos revelar tudo isso. É por isso que a percepção correta da realidade é tão importante.

Para simplificar o entendimento, podemos dizer que existem dois mundos: o mundo superior e o mundo inferior ou o mundo espiritual e o mundo corpóreo. No mundo corpóreo, que sentimos com nossos cinco sentidos, nós existimos de acordo com o fluxo do tempo.

O tempo é nosso sentimento interior e, de acordo com nosso sentimento, tudo acontece em algum momento. Nós associamos o fluxo do tempo a vários fatores externos: o sol, a lua, as estrelas e eventos passados ​​que nos dão uma noção geral do passado.

Não sabemos o que é o mundo superior (espiritual). Mas de acordo com as histórias dos Cabalistas, pessoas que revelaram os mundos superiores, outros tempos e formas de existência operam lá. Podemos revelá-los, senti-los e existir neles, e assim atingiremos a realidade eterna e perfeita na qual não há começo nem fim. Lá nós existimos acima do tempo, do espaço e de todo movimento.

A realidade espiritual existe fora do tempo, espaço e movimento, e o mundo corpóreo está dentro do tempo, espaço e movimento. Uma vez que nossos órgãos sensoriais são baseados na percepção de um sistema corpóreo de coordenadas, significado, tempo, espaço e movimento, nós sentimos apenas essa realidade.

Se quisermos sentir a verdadeira realidade espiritual, teremos que nos elevar a ela em nossa percepção, mudando nossos órgãos sensoriais. Não sentiremos mais a realidade como um movimento físico no tempo corpóreo, mas a sentiremos de forma espiritual, e é assim que viveremos. O Livro do Zohar escreve que o tempo espiritual é determinado pela mudança de formas e graus que estão acima do espaço e do tempo.

É muito importante imaginar o que é o mundo espiritual superior, que existe acima do tempo, espaço e movimento, e como podemos senti-lo, viver nele e conectar tudo o que existe com nosso mundo corpóreo para que esses dois mundos se fundam em um para nós.

Quando entendermos o que significa o tempo baseado na mudança de formas e graus, entenderemos o que é o mundo corpóreo e o que é o mundo espiritual e como esses dois mundos estão conectados. Também entenderemos por que o Criador nos criou com um sentido do mundo corpóreo e por que daqui devemos ascender ao mundo superior, o espiritual, a fim de nos sentirmos entre dois mundos: o superior e o inferior.

Da Lição Diária de Cabalá 27/01/23, Zohar para Todos,Introdução ao Livro do Zohar”, “Noite da Noiva”