“A Música Pode Ser Usada Na Educação?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: A Música Pode Ser Usada Na Educação?

Existem inúmeros exemplos de como a música e as canções são usadas na educação para permitir que os alunos absorvam o material com mais facilidade. Além disso, ao aprender vários assuntos por meio da música, os próprios alunos aprendem como ensinar os outros, sua próxima geração e assim por diante. Se os alunos cantam juntos em seu aprendizado, eles também adicionam um componente de vínculo comum e adaptação ao aprendizado.

Mais importante, no entanto, do que usar a música para aprender melhor dentro das estruturas educacionais atuais, precisamos de um tipo de educação totalmente diferente, em que os alunos entendam a necessidade de se conectar positivamente.

Em outras palavras, à medida que nosso mundo se torna cada vez mais conectado, precisamos de uma ênfase renovada em nossos métodos educacionais sobre a necessidade de uma conexão positiva. A primeira lição que os alunos devem extrair de seu aprendizado é que, sem uma conexão positiva em sua sociedade, grupos e várias interações, nada os ajudará na vida.

Tal abordagem desconsidera a abordagem educacional atual em sua essência, que se baseia principalmente na aprendizagem, desenvolvimento e conquistas individuais. Desenvolver-nos na competição individual uns contra os outros é uma abordagem educacional ultrapassada que não se adequa mais ao nosso mundo globalmente interconectado e interdependente. Todo aprendizado, desenvolvimento e conquistas devem vir depois de estabelecer a nova ênfase na educação – na necessidade de se conectar positivamente.

O mundo precisa, portanto, de novos tipos de educadores que saibam entrar no coração dos alunos e gerar uma atmosfera de bons relacionamentos. Fazer isso também requer que os próprios educadores desenvolvam uma conexão positiva entre si. De fato, tal visão está distante de nossos quadros educacionais atuais, e parece impossível educar professores dessa forma hoje. Talvez seja possível chegar a algum tipo de acordo em que os professores primeiro estabeleçam uma conexão positiva entre si nas salas dos professores e, a partir de um estado de uma boa conexão que atingiram, transmitam essa atmosfera para suas salas de aula. Certamente, começaríamos a ver melhores resultados em todos os aspectos: primeiro no clima social mais harmonioso de gentileza e cuidado, depois na ajuda mútua e no desejo de aprender melhor.

Há um longo caminho pela frente para desenvolver novos educadores – e, portanto, um novo sistema educacional – com base na necessidade de conectar positivamente toda a sociedade. Ao longo do caminho, os professores precisariam ter seus interesses materiais e ideológicos em tais ideias despertados. Ou seja, eles precisariam receber um contracheque satisfatório por seu trabalho educacional e também aprender os muitos prós e contras da conexão humana positiva ao exercê-la entre seus colegas educadores.

Baseado em KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur em 10 de novembro de 2022. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.