Um Caso Raro Na História Da Humanidade

219.03Pergunta: Quando Nelson Mandela faleceu, o mundo inteiro começou a falar sobre o quanto ele havia feito pela humanidade. Este homem passou 27 anos na prisão e não mudou de opinião, mesmo sob pressão. Ele está incluído na lista das maiores pessoas.

Até que ponto essa pessoa é internamente sincera?

Resposta: A natureza humana é egoísmo absoluto, superficial e mesquinho, mesmo entre os chamados altruístas e bons cidadãos.

Acho que Nelson Mandela não passou todos esses anos na prisão em vão e percebeu o que estava acontecendo em seu país. Sua principal tarefa era o futuro do país. Ele sabia que se não houvesse a combinação certa entre diferentes camadas da população e diferentes raças, seria ruim para todos. Portanto, quando foi libertado, ele primeiro se envolveu em equilibrar essas partes da população, e não em aumentar o ódio de umas contra as outras. Este foi o seu mérito.

Tendo ponderado razoavelmente todos os prós e contras, ele estabeleceu um curso para a unificação da sociedade. Ele não permitiu que uma guerra civil se desenvolvesse e o ódio mergulhasse o país em todos os tipos de problemas, provocações e assim por diante.

Essa foi a sua grande contribuição e exemplo para toda a humanidade: é preciso superar tudo o que foi no passado, riscar tudo e se desenvolver apenas juntos. Não idealizo suas ações, mas o que aconteceu é realmente raro.

O mesmo havia acontecido em Israel. Esta é uma história bem conhecida. Quando Israel foi reconhecido como um Estado, os árabes imediatamente invadiram seu território. Os israelenses não tinham armas, um rifle para várias pessoas. Então o navio Altalena foi enviado para ajudar com armas e reforços.

Mas como havia dois partidos aqui, o social-comunista e outro, oposto a ele, o partido que era mais forte afundou este navio com armas ao largo da costa. Como resultado, várias pessoas morreram, mas o restante foi resgatado.

Isso poderia ter servido como justificativa para uma guerra civil. Mas Menachem Begin, o líder de uma das partes, disse: “Não, não vamos nos vingar de ninguém. Vamos deixar tudo como está e vamos lutar contra o inimigo comum”.

Existem exemplos na história em que um grande líder dá um passo acima de seu eu, acima do egoísmo, acima de se vingar ou se colocar por cima.

Essas pessoas entendem que é necessário agir em prol de um objetivo maior. Mas isso é uma raridade na história.

De KabTV, Eu Recebi uma Chamada. Morte de Nelson Mandela”