Tempo E Uma Mudança De Ano

537Pergunta: Estamos na véspera do ano novo. Por que, quando há uma mudança de ano, as pessoas sentem algum tipo de excitação e realização? Qual é a raiz desse fenômeno? Afinal, sabemos que não existe tempo na espiritualidade. Por que as pessoas percebem dessa forma?

Resposta: Em primeiro lugar, não há tempo corpóreo na espiritualidade e não há tempo espiritual na corporeidade. Portanto, não é fácil falar sobre o tempo.

Em princípio, o conceito de tempo é bastante complexo. Por um lado, está ligado às coordenadas em que estamos, em relação a que e como medimos o tempo e se ele existe. São puramente nossos sentimentos internos subjetivos ou é realmente algum tipo de constante que dita o curso de nossa existência para nós o tempo todo? Tudo isso não é simples.

No entanto, o fato de as pessoas ficarem entusiasmadas quando o ano muda é um fenômeno comum que nada tem a ver com raízes espirituais.

O começo dos tempos, o fim dos tempos e algum tipo de tempo, é claro que existem. Mas o próprio “Ano Novo” foi adotado pelas pessoas apenas para ter algum tipo de ponto de referência.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 25/12/22