“Por Que Tendemos A Confiar Em Algumas Pessoas Em Detrimento De Outras?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Tendemos A Confiar Em Algumas Pessoas Em Detrimento De Outras?

Confiamos em algumas pessoas em detrimento de outras porque não temos escolha a não ser confiar nelas.

Veja os bebês, por exemplo. Bebês não confiam em ninguém. Os bebês não querem conhecer ninguém além de suas mães e se apegar a elas. Na medida em que os bebês crescem e conhecem seu ambiente, desde o berço até o quarto, toda a casa e talvez o quintal, eles desenvolvem um pouco de confiança nas pessoas nesses ambientes familiares na medida em que se familiarizam com eles. Os bebês então se aproximam daqueles que estão mais próximos e são familiares e ficam longe de outros que não são familiares. Em outras palavras, a confiança é uma característica que precisamos adquirir.

Então, na medida em que ganhamos familiaridade com nosso ambiente, nossa sociedade, o mundo ao nosso redor – determinando quem está mais perto e mais longe de nós – desenvolvemos a confiança em certas pessoas.

Também podemos ver tais exemplos em animais. Existem animais que domesticamos ao longo da história, como cães e gatos, com os quais estabelecemos uma certa confiança. Sabemos que provavelmente não podemos criar um leão em casa, mas desenvolvemos um nível de confiança em alguns animais ao longo do tempo – onde os animais confiam em nós até certo ponto e nós confiamos neles – e podemos pegar seus filhotes e começar a desenvolver um tipo de relacionamento de acordo com o grau de confiança que estabelecemos.

Baseado no vídeo, “Por que tendemos a confiar em algumas pessoas em detrimento de outras?”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.