“O Que Representa A Torre De Babel?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Representa A Torre De Babel?

A construção da Torre de Babel representa o primeiro nível de desenvolvimento egoísta da humanidade que ocorreu há cerca de 4.000 anos.

A história da Torre de Babel descreve indivíduos que, devido ao crescente egoísmo, aspiravam alcançar a força governante altruísta da realidade, o Criador, o que é alegoricamente descrito por seu desejo de construir uma torre que alcançasse o céu.

A humanidade falhou em direcionar seu crescente egoísmo para a conquista do Criador, porque alcançar o Criador significa elevar-se acima do egoísmo e desenvolver contato com a força altruísta que governa a realidade. Seu egoísmo aumentado os fez parar de sentir um ao outro e suas conexões positivas. Isso os fez querer explorar o Criador, que é o significado de construir uma torre que chega ao céu. Eles subsequentemente pararam de se entender, e sua oposição da natureza os alienou um do outro e do Criador, e eles se dispersaram.

Em outras palavras, a Torre de Babel representa um processo pelo qual recebemos um crescimento do egoísmo – o desejo de desfrutar apenas para benefício próprio – que nos separa uns dos outros e da natureza. Em vez de trabalhar para nos unir acima de nosso egoísmo crescente e corrigir a desconexão que nosso egoísmo traz sobre nós, a história da Torre de Babel fala de indivíduos que pensavam que seriam capazes de alcançar o Criador por meio de seu egoísmo, e não se elevando acima dele. Como resultado, eles experimentaram um colapso da conexão positiva que compartilhavam antes do surto de crescimento do seu egoísmo e começaram a sentir ódio e separação um do outro, em vez de sentir que pertenciam a uma nação.

Desde então, podemos ter compensado nosso distanciamento com vários desenvolvimentos científicos, culturais e tecnológicos, mas enquanto desenvolvemos conexões superficiais uns com os outros globalmente, nosso distanciamento interior um do outro continua crescendo devido ao nosso egoísmo cada vez maior. Também descobrimos hoje que nossa abundância de inovações científicas, culturais e tecnológicas falha em dar aos nossos desejos qualquer satisfação real e duradoura, o que é exemplificado pelo fato de que nossa era tem mais casos de depressão, solidão, ansiedade e estresse do que qualquer outra.

Em nossa era atual, estamos chegando à conclusão de que simplesmente não podemos satisfazer a nós mesmos, ou seja, nossos desejos egoístas. Qualquer satisfação serve apenas para extinguir nosso desejo atual, e um novo desejo aparece em seu lugar. A crescente consciência do beco sem saída do nosso egoísmo em nossa era nos mostra uma nova fase da Torre de Babel: onde a Torre já foi destruída pelo Criador, hoje estamos alcançando nossa própria compreensão de sua destruição quanto mais vemos nossos desejos egoístas levando-nos a um beco sem saída, em vez do progresso que antes pensávamos que eles nos levariam. Em outras palavras, estamos em um momento semelhante ao que ocorreu na época de Babel, só que agora estamos cientes de nossa situação.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, o ponto de encontro de nossa crescente conexão global tecnológica, econômica e comercial, junto com o nosso crescente crescimento egoísta interior e desapego em nossas atitudes uns para com os outros, marca o início da conexão da humanidade em uma nova civilização unida. Podemos aprender com nossas experiências passadas e com a história da Torre de Babel que, se seguirmos os comandos de nosso crescente egoísmo, seremos levados à destruição. Para perceber corretamente o crescimento do nosso egoísmo, precisamos aprender como nos unir como uma única humanidade acima do nosso crescente egoísmo, o que nos levará a um novo estado harmonioso e pacífico como nunca vimos antes. É minha esperança que ganhemos sabedoria e consciência e sigamos o último caminho mais cedo ou mais tarde e, ao fazê-lo, poupemos a nós mesmos e às nossas gerações futuras de muito sofrimento desnecessário.

Baseado no livro Um Guia para a Sabedoria Oculta da Cabala, 3ª Edição, do Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.