“O Que A América Deve Fazer Para Consertar Sua Crise De Confiança?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que A América Deve Fazer Para Consertar Sua Crise De Confiança?

De fato, estamos vivendo em tempos de crise de confiança social, e isso pode levar a estados piores, onde nossas conexões congelariam e seríamos incapazes de nos aproximar. Então, de um estado em que a sociedade vive em uma espécie de iceberg, veremos que não ganhamos nada de benéfico com nossa desconfiança mútua e começaremos a desenvolver um desejo por um novo calor e amor.

Necessitaremos, de um ensinamento enriquecedor de conexão que nos oriente sobre como nos aproximarmos uns dos outros e como aquecer nossas relações com amor.

Por um lado, nos manteremos em desconfiança mútua e nos sentiremos congelados em tal estado e, por outro lado, veremos como não temos escolha a não ser aprender como a natureza nos leva a um estado de desamparo como parte de nosso desenvolvimento evolutivo.

Nossa crescente desconfiança se deve ao nosso ego em constante crescimento – o desejo de desfrutar às custas dos outros e da natureza – que atingiu proporções exageradas em nossa era. Isso torna nossos relacionamentos cada vez mais frios, até que finalmente nos encontramos completamente congelados, incapazes de fazer qualquer movimento em direção ao outro. Nesse ponto, precisamos começar a ativar artificialmente relacionamentos calorosos de conexão positiva.

Como?

Teremos de iniciar tal processo em pequenos grupos de pessoas que concordam com a necessidade de uma transformação de relações humanas negativas em positivas, e que estarão dispostos a praticar relações de consideração e respeito mútuos acima de sua desconfiança mútua inata.

Ao nos engajarmos nesse processo de aprendizado enriquecedor de conexões e exercício de conexões positivas em pequenos grupos, começaremos a ver que a natureza exige que vivamos como um corpo com responsabilidade mútua entre suas partes, como células e órgãos vivem e funcionam juntos harmoniosamente em prol da saúde e do bem-estar do organismo.

Como uma variedade de partes diversas, e até mesmo opostas, existem em uma conexão harmoniosa? É porque existe um sistema natural de vida que as une.

Portanto, temos que atrair a força positiva que habita na natureza – uma força de doação, amor e conexão – para nos conectar de maneira semelhante à forma como as muitas células e órgãos de um corpo humano se interconectam.

Nosso próximo estágio de evolução é perceber nossa estreita interconexão e interdependência de maneira positiva: que nos tornemos conscientes da necessidade de nos considerarmos mutuamente, que viver em desconfiança mútua não leva a nada positivo e que precisamos nutrir uns aos outros com cuidado e respeito.

Quando chegarmos a tal realização, precisaremos também desenvolver uma demanda pela força positiva que habita na natureza para vitalizar nossa interdependência. É uma força onipresente, mas está adormecida e oculta de nossa percepção egoísta; na verdade, é o que está congelado enquanto deixamos nossa abordagem egoísta inata determinar nossas vidas.

Quando alcançamos uma demanda para que a força positiva da natureza entre em nossas conexões, sentindo como nossa própria sobrevivência depende disso, podemos tirar essa força “do congelador”, por assim dizer, e deixá-la nos guiar primeiro para se conectar positivamente acima de nossa desconfiança mútua e continuar fortalecendo essa conexão até que nos sintamos vivendo em um único corpo.

Baseado no vídeo, “Crise de Confiança Social: Para onde nos Leva e Como Consertá-la”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por estudantes do Cabalista Dr. Michael Laitman.