Por Que Está Ficando Cada Vez Pior?

294.2Pergunta: Victoria escreve: “Tão frequentemente me envergonho de mim hoje! Essas coisas estão acontecendo por aí, tantas tragédias, problemas, tantas vidas arruinadas, e para mim é tudo dor de outra pessoa, não minha. Todo mundo que eu conheço sente o mesmo. Eu entendo que essa é a causa de todos os problemas. Como você pode fazer com que o infortúnio de outra pessoa se torne seu? Tenho certeza que mudaria o mundo. O que todos nós estamos perdendo?

Resposta: Sentir o próximo como a si mesmo.

Pergunta: Como fazemos isso?

Resposta: Existe um método para isso – a ciência da Cabalá. Caso contrário, um estranho sempre permanecerá um estranho, as pessoas não se entenderão e o mundo será separado. Como resultado, um caos tão global, calmo, silencioso e prolongado, senão algum tipo de guerra mundial, global, ainda assim levará a humanidade a seus cantos. Acho que veremos em nosso tempo o quanto as pessoas ficarão isoladas.

Pergunta: Diga-me, por que as pessoas realmente procuram caminhos diferentes, mas não se unem por uma dor comum?

Resposta: É contra a nossa natureza.

Pergunta: Estaremos correndo para cantos diferentes o tempo todo?

Resposta: Sim, e como!

Pergunta: Não vamos convergir para o centro?

Resposta: Não. Agora chegará o período em que as pessoas se separarão o máximo possível! O egoísmo nos forçará a fazer isso. Silenciosamente, calmamente, nos dispersará pelos cantos para que o percebamos. A compreensão dos resultados desse egoísmo nos levará à sua negação.

Pergunta: O que significa, em princípio, que ele se torna seu próprio coveiro como resultado. Que interesse ele tem em se arruinar?

Resposta: O cumprimento do significado secreto de desenvolvimento para que possamos perceber que precisamos estar acima de nossa natureza, afinal.

Pergunta: Quando você diz “significado secreto”, você está dizendo isso porque ninguém realmente entende?

Resposta: Ninguém sabe, vê ou sente. É claro.

Pergunta: Agora parece uma fantasia para a humanidade se tornar um. Internamente, talvez todo mundo queira. Agora está claro qual é a causa de todos os problemas. É claro que não há coalizão, não há conexões, tudo se resolve com a ajuda da força, das guerras, das armas e do dinheiro.

É claro que se tudo isso fosse cancelado repentinamente e nos movêssemos para algum tipo de conexão, seria bom para nós. É óbvio, certo?

Resposta: Isso tem sido falado por milhões de anos.

Pergunta: Sim, cientistas, escritores e filósofos, ainda mais, afirmam isso: todas essas cidades utópicas, sistemas utópicos. A única pergunta é: por que está cada vez pior, com uma consciência maior de que precisamos nos unir?

Resposta: O governo soviético deu um péssimo exemplo para nós. Como é falso – o comunismo, a comuna – ele na verdade levou a enormes problemas, sofrimento.

Pergunta: Mas não foi feito apenas de cima, foi? A força superior fez com que víssemos que era impossível construir o comunismo em um único país.

Resposta: Impossível, segundo nosso entendimento! E se tomarmos o plano da natureza e a correção correta do egoísmo – o que quer que esteja escrito na ciência da Cabalá – você terá que recorrer à ciência antiga e implementá-la. Caso contrário, nada mais funcionará! Aqui você terá que resolver muitos problemas ao mesmo tempo.

Pergunta: Então nossa mente absolutamente não desempenha nenhum papel aqui, mas, ao contrário, apenas arruína tudo?

Resposta: Em geral, sim.

Pergunta: Em que sentido a mente deve estar envolvida, já que ela nos é dada afinal? É dada a nós para alguma coisa.

Resposta: Foi-nos dado entender que com a nossa cabeça, com os nossos conceitos, não conseguiremos nada.

Pergunta: Para não criar progresso e assim por diante?

Resposta: Não. Ir, ao contrário, contra ela, em busca de uma solução inversa.

Pergunta: E como resultado, você diz, chegaremos à conclusão de que será razoável se entendermos que…?

Resposta: A natureza nos ensinará com golpes brutais. De outra forma não conseguiremos. Ou receberemos esses golpes internamente e os corrigiremos dentro de nós mesmos, ou a natureza nos corrigirá com golpes externos — guerras, extermínios, fome e assim por diante.

Pergunta: Então todo o caminho agora é experimentar tudo isso interiormente?

Resposta: Sim. Em vez de congelar e morrer de fome.

Pergunta: Você está dizendo agora que tudo o que vemos externamente – guerras, possível congelamento, fome – é porque não experimentamos internamente?

Resposta: Sim, não queremos isso.

Pergunta: Então, para parar todas essas ameaças externas que nos ameaçam no futuro, temos que experimentar internamente?

Resposta: Para perceber que temos que mudar a nós mesmos, nossa natureza. É possível se as pessoas quiserem. Ou seja, se elas perceberem. A consciência pode ser através de grande sofrimento ou através da iluminação. Não posso dizer mais nada aqui.

Pergunta: Como você diz, nossa natureza é egoísta e precisa ser transformada em altruísta? É isso?

Resposta: É isso. E novamente chegamos ao final. Essa conexão é uma conexão voluntária, consciente e correta de todos para o bem de todos. Não de acordo com os padrões do egoísmo!

Pergunta: É sempre que nos unimos contra alguém?

Resposta: Mesmo que não. É exatamente quando o egoísmo inventa todos os tipos de métodos para nós. Quando nós, supostamente inteligentes, nos reunimos e começamos a decidir o que fazer. Não é assim que se faz.

Pergunta: Mas como?

Resposta: Conscientizando as pessoas de que existe uma técnica, e ela está aqui, nas profundezas da sabedoria antiga, a Cabalá. Caso contrário, será o nosso fim!

Em princípio, esta é a sabedoria natural, que está localizada dentro da natureza e vai contra a natureza egoísta do homem, e esta natureza antiegoísta a pessoa terá que descobrir, estudar, aplicar e implementar por si mesma.

Nada mais é necessário! Essa é a única sabedoria que a humanidade deve dominar.

Pergunta: E tudo vai mudar?

Resposta: Precisamente.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 13/10/22