O Segundo Andar Da Realidade

229Como seres criados, existimos em dois mundos ao mesmo tempo. O chamado mundo inferior é o mundo que sentimos agora de acordo com nossa natureza inicial, com o qual nascemos e no qual nos desenvolvemos. Mas os Cabalistas nos dizem que também existe o mundo superior para o qual precisamos ascender.

A diferença entre esses dois mundos vem da diferença entre duas forças da natureza: a força que nos separa e a força que nos aproxima. É como um mais e um menos, só que existem no grau humano. Quanto mais nos aproximamos uns dos outros, anulando o egoísmo que nos separa, mais parecidos nos tornamos com a força superior, a força do Criador, a força que atrai e une, o que significa que podemos passar da sensação deste mundo para a sensação do mundo superior.

Até agora, estamos nas garras do desejo de desfrutar, o que obriga todos a agir apenas para seu próprio benefício. Precisamos alcançar a conexão anulando nosso egoísmo e nos conectando acima dele como um homem com um só coração. Este é o nível em que o Criador existe – a única força que controla todo o universo.

Somente esses dois níveis existem na natureza: o nível egoísta e o nível altruísta, o nível do ódio e o nível do amor. Estamos no estágio final de nosso desenvolvimento egoísta e gradualmente começamos a aprender que aparentemente existe outro nível onde existimos como uma humanidade unida.

Seja pelo bem ou à força, teremos que nos familiarizar com esse segundo andar da realidade e subir até ele. Existem duas possibilidades para isso: um bom caminho ou um mau caminho.

O mau caminho é um caminho de sofrimento sob golpes que já sentimos uma vez no passado e que ainda teremos que enfrentar no futuro. O bom caminho é um caminho de luz, uma força que conecta, que nos aproxima e nos ensina a estar no nível mais elevado da existência.

A sabedoria da Cabalá fala sobre este caminho de como subir de nosso nível, do nível de separação e confronto, para o nível de unificação. A Cabalá tem falado sobre isso por milhares de anos. Teremos que estudar esta metodologia e implementá-la na relação entre nós e entre todos os habitantes deste mundo.

Todos os livros Cabalísticos escrevem sobre isso. Essas duas forças existem na natureza e tudo depende de como as usamos.

Da Convenção na Turquia 2022, “As Condições para a Conexão no Grupo,” Lição 1