Enfrentamento Ao Estilo Israelense

547.06Pergunta: Digamos que duas pessoas estejam batendo de frente. A primeira reação de uma é bater na outra, dominá-la e assim vencer; não é como “dar a outra face” de forma alguma. Como a Cabalá se relaciona com isso?

Resposta: A Cabalá ensina que se eu for ameaçado e prestes a levar um soco, posso socar primeiro. Por que não? Por que eu deveria dar a outra face? Isso não é Cabalá ou Judaísmo.

No judaísmo é dito: “Mate aquele que se levantar contra você, mate-o primeiro”. Isto é, “Olho por olho; dente por dente”.

Pergunta: É interessante que em Israel, quando duas pessoas se enfrentam, quase nunca há uma briga. Não existe essa qualidade nas pessoas aqui de bater imediatamente na cara do outro.

Resposta: Depende do nível de desenvolvimento das pessoas. Um maior desenvolvimento sugere que elas lidarão com isso por métodos lógicos e não pela força.

Eu não diria que não há lutas. Elas acontecem entre os jovens, mas muito raramente. Brigar não resolve nada. Você tem que convencer ou derrotar seu oponente pela lógica e argumento.

Em nosso mundo, a força física não é garantia de superioridade sobre os outros. Qualquer um pode carregar uma arma ou usar uma maça ou qualquer outra coisa no bolso. Qualquer um pode ter mais dinheiro para se exibir, digamos seu Porsche ou qualquer outra coisa.

Convencer os outros! Ou seja, o uso da lógica onde você mata um oponente com uma palavra; isso é força. E vemos isso tanto no Talmude quanto em outras fontes primárias. Não há menção de confrontos em nenhum lugar e tudo é resolvido apenas logicamente.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Enfrentamento ao Estilo Israelense”, 19/10/13