“A Raiva Na Estrada Está Acontecendo Com Mais Frequência?” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “A Raiva Na Estrada Está Acontecendo Com Mais Frequência?

A raiva na estrada aumentou recentemente em uma exibição de incidentes violentos em Israel. Uma pessoa foi assassinada em uma faixa de pedestres por fazer um comentário a um motorista de motocicleta e, em outro incidente, um motorista ameaçou matar outro motorista e depois o borrifou com spray de pimenta. Em uma pesquisa recente, 50% do público afirmou ter testemunhado violência nas ruas de Israel, um número que era de 20% há apenas alguns anos.

Para onde essas escaladas de violência estão nos levando? Podemos chegar a estados em que vamos para as ruas como se fôssemos para uma selva, sem saber se voltaremos para casa porque podemos ser comidos vivos. Vemos como todos se sentam em seus veículos sem consideração pelos outros, querendo tratá-los como se fossem seus escravos.

É uma questão de atitude. Uma atitude de compreensão mútua, responsabilidade e proximidade obviamente diminuiria drasticamente a raiva na estrada e suas explosões.

Considere um cenário comum para muitas pessoas: você está dirigindo. Você está atrasado para o trabalho. O engarrafamento parece piorar a cada dia, fazendo com que você demore cada vez mais para chegar ao trabalho. Você está irritado e alguém de repente o interrompe.

O que você deveria fazer? Muito simplesmente: você deve ceder a ele por amor a ele.

“O que!?” você pergunta. “O que ele poderia ter que eu deveria amar!?”

Ele é seu semelhante. E se você está com raiva porque o outro motorista também deve agir com amor com você e não cortá-lo, você deve pensar em como ele depende do seu exemplo – e dar-lhe um exemplo adequado de como se comportar.

Vivemos uma era que exige nossa autotransformação. A estreita interdependência de hoje na sociedade humana nos torna responsáveis uns pelos outros. Portanto, nossa mudança para um mundo melhor depende do quanto sentimos, pensamos e agimos com responsabilidade mútua.

Na prática, precisamos primeiro perceber nossa responsabilidade mútua, tomando cuidado para não prejudicar os outros, que antes de tudo consideramos a segurança e o bem-estar dos outros. Podemos nos acostumar a um estado de responsabilidade mútua quanto mais absorvemos essa ideia e exemplos de seu comportamento do ambiente ao nosso redor.

Se víssemos que nosso próprio filho está sentado ao volante de todos os carros que encontramos nas estradas, realmente nos comportaríamos de maneira diferente. Não nos preocuparíamos mais em chegar atrasados ao trabalho. Em vez disso, cuidaríamos das pessoas ao nosso redor e, quanto mais esse cuidado mútuo se espalhasse, mais harmonioso e pacífico nosso mundo se tornaria.

Devemos, portanto, tentar ver nosso ente querido ou nosso amigo íntimo em cada motorista na rua e, de maneira mais geral, em cada pessoa.

Baseado no vídeo “A Raiva na Estrada Está Acontecendo com Mais Frequência?”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.