Quando Os Portões Para O Criador Se Abrem?

239É como escrevem nossos sábios: “Todos os portões foram trancados, exceto os portões das lágrimas”. O mundo pergunta sobre isso: Se os portões das lágrimas não estão trancados, qual é a necessidade dos portões? (Baal HaSulam, Shamati 18, “Minha Alma Chorará em Segredo”)

O portão das lágrimas se abre apenas quando a pessoa está convencida de que todos os outros portões estão trancados e não há nada diante dela. Então ela começa a chorar e implorar, e vê que o portão das lágrimas está se abrindo diante dela.

Pergunta: Acontece que existem muitos obstáculos diante de uma pessoa. No entanto, está escrito: “Todos os portões estavam trancados, exceto o portão das lágrimas”. Então, se eles estão abertos, por que não entrar imediatamente?

Resposta: Não, uma pessoa não sente que está aberta. Somente se ela se certificar de que todos os portões estão trancados e gritar de seu próprio desamparo: “O que fazer!”, ela verá que o portão das lágrimas está aberto diante dela.

Pergunta: O que em nossa vida pode ser o portão que está trancado?

Resposta: Portões trancados e abertos são o acoplamento de uma pessoa com o Criador. Ou ela vê que eles estão fechados ou vê que eles estão abertos. Isto é, este é o acoplamento por golpe (Zivug de Hakaa), a equivalência de qualidades.

Se nossas qualidades correspondem às qualidades do Criador, então, em algum momento, os portões se abrem.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 06/11/22