“Por Que Nos Comparamos Com Alguém?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Nos Comparamos Com Alguém?

Somos feitos de um desejo de desfrutar, que desfruta à custa dos outros. Esse é o nosso ego humano, e nos dá um senso de identidade ao nos compararmos com os outros. Quando nos comparamos com os outros, nos separamos deles e desejamos ser superiores: controlá-los e suprimi-los de várias maneiras.

Tal inclinação não existe nos níveis inanimado, vegetativo e animado da natureza, mas apenas no nível humano. Fisicamente, existimos no nível animado, mas nosso desejo e inclinação internos pertencem a um grau mais alto chamado de “humano” ou “falante”. Nesse nível, desejamos engolir o mundo inteiro.

Rochas, plantas e animais, ou seja, os níveis inanimado, vegetativo e animado da natureza, não têm o desejo de fazer os outros se curvarem aos seus comandos como nós, humanos. Nós somos os únicos que têm esse problema. Desperdiçamos nossas vidas com isso, querendo cumprir essa inclinação e desejo, e a natureza nos obriga a fazer isso.

Se não nos comparássemos, não nos sentiríamos como se existíssemos. Nos sentiríamos como qualquer animal, que vive o momento e não tem desejos adicionais. Nós, no entanto, temos um grau mais alto chamado “a inclinação para o mal”, o ego humano que se compara aos outros e que deseja sua superioridade. Por um lado, é chamado de “mal”, mas, por outro, leva a humanidade a progredir e experimentar coisas diferentes – para realizar esse desejo. Sentimos que temos que perceber isso, caso contrário nos sentimos inexistentes.

Baseado no vídeo “Por que nos comparamos?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Nitzah Mazoz. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.