“Devo Tentar Aumentar Meu Ego Ou Mantê-Lo Sob Controle?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Devo Tentar Aumentar Meu Ego Ou Mantê-Lo Sob Controle?

Devemos conhecer o objetivo final que estamos destinados a alcançar e que o ego se desenvolve dentro de nós para alcançar esse objetivo. No entanto, ele se desenvolve dentro de nós para que possamos fazer uso correto dele, e então podemos progredir conscientemente em direção ao objetivo final que está à nossa frente. Em outras palavras, precisamos entender e indagar sobre o propósito da criação.

Qual é o propósito da criação? Cabe a nós nos assemelharmos à natureza no nível em que o ego está no controle, porque o ego realmente nos tira dos níveis inanimado, vegetativo e animado da natureza. Faz de nós algo muito estranho onde, por um lado, controlamos a natureza e, por outro, dependemos da natureza.

Aqui temos um problema. Para que nos deram um ego tão grande? Por um lado, o ego deve nos elevar acima de todos. Por outro lado, vemos que o desenvolvimento do ego nos leva aos estados mais baixos e ignóbeis.

Em tal conjuntura vem a sabedoria da Cabalá que explica como devemos usar o desejo de receber, o ego, de uma maneira muito especial. Por um lado, sentimos um desejo de suprimir e controlar todos, mas, por outro lado, temos que trabalhar ao contrário, onde nos reprimimos e nos controlamos.

Vemos então esse ego como uma ajuda para o estado superior ao qual aspiramos. É como se quisesse nos matar, nos empurrar para as lutas e controlar a todos. Vemos que isso é ruim para nós e o tomamos e nos controlamos. Esse controle sobre nosso ego nos eleva acima de nosso ego e nos liga à natureza. Chegamos a um estado em que realmente nos tornamos mestres superiores, como a própria natureza, querendo controlar o ego. Nós até nos tornamos maiores do que a natureza nos criou, porque a natureza nos criou em um ego, como está escrito: “Eu criei a inclinação ao mal”, e nos elevamos acima do ego a um grau mais alto, o da própria natureza – a força que criou o ego.

Aqui, estamos discutindo o ego como a força de recepção e separação, uma força que nos faz desejar nos divertir às custas dos outros; e descrevemos a natureza como a força ilimitada de amor, doação e conexão. Assim, quando discutimos nos elevarmos acima do ego a um grau mais elevado, estamos falando de como nos tornamos semelhantes à força altruísta da natureza. Fazer isso nos leva a hospedar uma combinação dessas duas forças dentro de nós, a força egoísta natural e a força superior da natureza, que desenvolvemos acima dela. Alcançamos então uma visão do mundo de uma ponta a outra – vendo e sentindo tudo, e que controlamos tudo no sentido de beneficiar todas as pessoas e a natureza.

Baseado no vídeo “Como Navegar um Grande Ego” com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.