Todos Devem Ter Um Lugar Sob O Teto Da Sucá

963.8O feriado de Sucot é sobre a construção de uma tela (Shach) para cobrir a sucá e criar um lugar para a alma. Nós restringimos e corrigimos nosso desejo de desfrutar e construímos uma tela sobre ele. Com esta tela que nos separa do Criador, criamos uma barreira que não nos permitirá receber a luz superior Dele diretamente, mas apenas através da tela (Shach).

O teto e as paredes da sucá e suas dimensões simbolizam os detalhes de nossa alma, as regras de sua construção.

O teto da sucá nos esconde da luz do sol, que simboliza a luz direta. O sol brilha para todos igualmente sem obstáculos. Na sucá há quatro colunas e paredes, mas o principal é o teto (Shach), que não deixa a luz do sol passar diretamente para uma pessoa sentada na sucá. Esse é o significado do feriado de Sucot: construir um Kli comum.

O telhado é construído a partir dos resíduos do celeiro e da adega. Você pode usar galhos cortados das árvores do jardim. Eles cobrem o teto para que os raios do Sol não possam brilhar diretamente através dele na sucá. Na verdade, nos recusamos a receber luz direta para nosso próprio bem.

Portanto, construímos a sucá junto com o grupo e nos sentamos nela juntos e desfrutamos de nossa unidade e do fato de podermos nos conectar e nos esconder dos raios do Sol, da luz direta, porque construímos uma tela.

Cada um apoia o outro para protegê-los de receber prazer, que pode vir diretamente para o desejo egoísta. Portanto, nos escondemos sob a tela e nos unimos para ajudar uns aos outros a enfrentar todos os prazeres e tentações que nos confundem a qualquer momento, e assim somos salvos da recepção egoísta.

Todos devem ter um lugar sob o teto da sucá onde possam comer durante os sete dias do feriado de Sucot. Mas o principal é construir uma sucá interior em nossos desejos, ou seja, construir um Kli espiritual comum e estar sob uma tela comum.

Da Lição Diária de Cabalá 08/10/22