“Deve-se Tentar Fortalecer Ou Eliminar O Ego?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: “Deve-Se Tentar Fortalecer Ou Eliminar O Ego?”

Primeiro precisamos entender o que é o nosso ego, que é o nosso desejo inato de desfrutar às custas dos outros e da natureza. Uma vez que nos é dado pela natureza, não devemos eliminá-lo, mas sim invertê-lo para que, em vez de destruir nossas relações com cada um de nós tentando pisar um no outro, aprendamos a desfrutar servindo um ao outro.

Nosso ego naturalmente nos faz desejar suprimir os outros, posicioná-los de maneira a obtermos benefícios próprios deles e controlá-los. Podemos, portanto, também fazer o oposto: usar essa alavanca para servi-los e preenchê-los.

A natureza nos dá um exemplo chave de como podemos desfrutar servindo aos outros: uma mãe para com seus filhos. Uma mãe está disposta a trabalhar dia e noite para servir seus filhos para vê-los crescer felizes. No entanto, se não compartilhamos relações familiares, não temos essas relações uns com os outros. Não estamos conectados com os outros dessa maneira, então outras pessoas se desvinculam do nosso cálculo de custo-benefício.

Precisamos, portanto, nos levar a um estado em que sintamos que a humanidade é nossa família. Temos então que nos relacionar com todos da mesma forma que nos relacionamos com nossas famílias. Desta forma, aos poucos poderemos nos aproximar de entender por que a natureza criou um ego em nós e como devemos trabalhar em nós mesmos para invertê-lo de uma forma negativa para uma forma positiva.

Pode parecer absurdo porque a maioria das pessoas não consegue nem lidar com o peso de seus próprios problemas em suas vidas pessoais e familiares, então como devemos lidar com os problemas do mundo inteiro? No entanto, no momento em que começamos a nos relacionar com a humanidade como uma família, de repente sentiremos que ganhamos uma nova força, que nos encherá de compreensão e da sensação de como nos conduzir de maneira a nos darmos bem uns com os outros. É como se nosso intelecto e emoção de repente trabalhassem de maneira livre de erros.

Tal inversão na consciência ocorre porque invertemos a força que divide o “meu” dos “outros”, e então tudo e todos aparecem como pertencentes a si mesmo, como um único sistema. Além disso, ganhamos uma clara percepção e sensação da força superior da natureza que impulsiona o sistema, uma forma de amor, doação e conexão, e nos equilibramos com a trajetória dessa mesma força.

Baseado no vídeo “Deve-se Tentar Fortalecer ou Eliminar o Ego?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.