Tudo É Medido Pela Extensão Da Semelhança

627.2As melodias do Baal HaSulam estão repletas de significado espiritual. Não importa em que estilo elas são escritas, porque ele colocou conteúdo espiritual nelas. Se não fosse Baal HaSulam, as mesmas notas não seriam mais percebidas dessa maneira. Não há nada nas notas em si e em sua combinação, mas apenas o que ele colocou nelas.

Acho que é impossível transmitir isso aos ouvintes.

Pergunta: Você explicou que há música que é a linha esquerda, e há música que é a linha direita, e o Baal HaSulam de alguma forma combina tudo isso, certo?

Resposta: Repito mais uma vez, é muito difícil transmitir isso para uma pessoa, é quase impossível. Isso é sobre sentimentos internos. Uma pessoa que está na espiritualidade sente que existem forças especiais nesta música, que o autor colocou especialmente nela.

Pergunta: Músicos que tocam as melodias do Baal HaSulam dizem que esta é uma música que transmite espiritualidade. Até que ponto sua atuação passa informações espirituais?

Resposta: Não acho que o desempenho deles passe algo. Acredito que esta melodia deva ser apenas simples, não pretensiosa, embora qualquer melodia deva mudar seu formato ao longo das gerações porque as almas já são diferentes. Mesmo assim, precisamos tocar de forma simples, clara e, de preferência, o mais próximo possível da forma como foi pretendido pelo autor.

Quando a música do Baal HaSulam é tocada no estilo rap, eu não a sinto. Ouvi dizer que este é o Baal HaSulam, mas é claro que não há profundidade nisso.

Fico feliz que suas melodias sejam mudadas com amor. Querem aproximá-las do público moderno; eles querem atrair o público para ele por isso. Eu entendo esses esforços. Eles são bons, bons esforços. Mas para mim pessoalmente, eles… Não porque eu sou um velho aksakal [barba branca, idoso], mas ainda assim o Baal HaSulam pensou em um ritmo diferente, em um cravo diferente.

Pergunta: Pode vir de seus alunos uma melodia que traga uma experiência interior?

Resposta: De onde? Somente se esses alunos estiverem em realização espiritual, ou seja, conectados uns com os outros para que o Criador seja revelado entre eles, e eles cantam sobre isso.

Pergunta: Isso significa que tudo que vem de pessoas que ainda não atingiram a realização espiritual é puramente egoísta?

Resposta: Claro! As pessoas percebem tudo por egoísmo até entrarem, na percepção espiritual. Afinal, tudo começa fora do mundo espiritual.

Eu não acho que as melodias do Baal HaSulam podem tocar estranhos. Não lhes dizem nada. Esta é a lei da natureza em que tudo é medido pela extensão da semelhança.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Melodias de Compreensão Espiritual”, 04/03/13