O Que É Vida E Morte?

712.03Existe vida após a morte e pode realmente ser chamada de vida? Essa é uma pergunta que preocupa muitos. Eu colocaria a questão de uma maneira diferente: podemos chamar nossa realidade em que estamos agora de vida, exatamente? Está escrito que não se chama vida.

Como sabemos que vivemos? Estamos em algum tipo de sonho, e sonhamos que vivemos, giramos, dirigimos, voamos, ou seja, realizamos muitas ações. Na verdade, a chamada “vida” é apenas uma forma de existência da matéria proteica. Tudo depende do que é considerado vida.

Nossa existência é muito limitada e primitiva. Estamos constantemente sofrendo com limitações e mudanças e estamos insatisfeitos com uma vida que não nos traz alegria. Isso é vida ou não? Até que saibamos o que é a vida real, não podemos responder a essa pergunta.

Então, o que é a morte? É apenas quando paro de respirar ou quando os processos biológicos em meu corpo param? É improvável que a vida se limite apenas a isso.

A ciência moderna revela outras formas de vida em outras partes do universo. Acontece que isso também é vida. E se descermos até as profundezas do oceano, uma dúzia de quilômetros, também encontraremos vida lá. Algumas formas de vida incomuns foram encontradas na lua.

Portanto, é uma grande questão: O que é a vida e o que é a morte? Se estamos falando apenas da forma proteica, que é a base do nosso corpo, estamos limitados pelo fato de que a vida é uma forma de existência da matéria proteica. Acontece que se não há proteína, não há vida. Assim, nós nos limitamos muito.

A ciência da Cabalá define a vida não como uma forma de existência de matéria proteica, mas como uma pessoa existente na qualidade de doação. Isso significa que ela sai de seu egoísmo e existe fora de si mesma.

E a morte é a separação de existir no desejo de desfrutar, no egoísmo. Quando um egoísta deixa de receber satisfação egoísta, é a morte para ele.

Mas nos mundos espirituais, em todos os níveis, não é a força de recepção que age como em nosso mundo, mas a força de doação. Alcançar essa força de doação é chamado de vida espiritual e alcançar a força de recepção é chamado de vida material.

Vivemos com a força de recepção com a qual nascemos. No entanto, temos a oportunidade de passar da força de recepção para a força de doação. Portanto, nos foi dada a ciência da Cabalá, que explica como ganhar a segunda força, a força de doação, e viver nela. Então seremos capazes de entender os ciclos das almas porque seremos capazes de mudar a nós mesmos, passar de um estado para outro pela força de doação e, assim, nos aproximar da realidade superior e verdadeira.

De KabTV, “Mundo”, 01/09/22