Limpar Uma Imagem Confusa

522.03Pergunta: Toda a realidade é luz e Kli, Criador e criação, o outro e eu. Por que O Zohar parece tão complicado e confuso?

Resposta: O Zohar parece complicado e confuso para nós porque não chegamos a uma imagem unificada. Temos “eu” e “o mundo”, meus desejos, meus pensamentos e as forças que operam em toda esta realidade, e as realizações nela parecem distantes umas das outras e despedaçadas. Portanto, essa força de quebra me dá uma imagem extremamente complexa e confusa. É porque eu não vejo tudo isso em unidade, e a separação me traz confusão.

Tanto quanto podemos ver, mas não na mente porque não vai ajudar, mas nos sentimentos, ou seja, nos Kelim (desejos) mais corrigidos, todos esses detalhes da percepção combinados: eu, o outro, o Criador, o estudo, o grupo, o ambiente, tudo o que existe, na medida em que eu quiser conectá-los, esses esforços vão me trazer luz. A luz me levará à contemplação de uma imagem mais unificada, e todos os elementos da imagem gradualmente começarão a se conectar.

Da conexão de todos esses opostos, que se tornam solidários e conectados uns com os outros, vem toda a sabedoria.

Quanto mais distantes e opostos costumavam ser todos esses detalhes da imagem da realidade, que agora vejo conectados entre si, apoiando e complementando um ao outro, mais profundo eu atinjo o pensamento da criação, o programa da criação e o processo que estamos passando.

A partir desses opostos, começo a viver, a sentir essa sabedoria incrível, a conectar a governança superior, a correlacioná-la com uma força.

Tudo isso é resultado da influência da luz em meus desejos e pensamentos quebrados, quando quero conectá-los.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá de 16/02/11, O Livro do Zohar — Introdução: “O Quarto Mandamento”