“A Globalização É Reversível?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: A Globalização É Reversível?

Esta questão surgiu recentemente quando um dos meus alunos mencionou a preparação do governo alemão para uma crise energética na sequência da redução do fornecimento de gás russo. O Ministro da Economia da Alemanha discutiu o gás como um recurso escasso e pediu aos alemães que economizassem o máximo de eletricidade possível, com o governo reativando reatores a carvão nesse meio tempo. Em consequência desta situação, o estudante não acreditou como se pediu ao país mais desenvolvido da Europa para poupar energia, e achou que devíamos acordar do sonho da globalização onde todos abastecem todos com tudo, e que todos os países deveriam regressar a produção do que eles precisam para si mesmos.

A globalização, no entanto, é irreversível. Se voltássemos a cada país apenas se sustentando, encontraríamos custos muito maiores em todos os aspectos, com eletricidade, carros, comida e assim por diante. Fica muito mais barato para todos se fornecermos esses suprimentos uns aos outros.

Eu entendo o risco constante nessa situação: basta um governo nessa conexão globalizada para criar problemas e todos sofrem as consequências. Por isso mesmo, precisamos garantir que mantemos relações positivas. Embora pareça impossível, pois sempre há a possibilidade de sair de um equilíbrio geral, ainda assim precisamos investir na construção de relações positivas. E mesmo que um determinado país quebre o equilíbrio aqui e ali, ele permanecerá muito mais barato e mais sustentável do que se cada país suprisse todas as suas próprias necessidades do começo ao fim.

A globalização deve nos levar a um estado onde entendamos a necessidade de trabalhar em conexões positivas entre todas as pessoas e nações. Nesse estado, não teremos pensamentos negativos um do outro, e as pessoas não pensarão em explorar umas às outras, caso contrário, simplesmente acabaremos sem o essencial de nossa vida.

Baseado no vídeo “A Globalização É Reversível?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.