Sinto Muito, Por Favor Me Perdoe

622.02Pergunta: Em nossa vida, como regra, se uma pessoa fez algo errado, é costume pedir desculpas. Como são as coisas na Cabalá? Afinal, um Cabalista, em princípio, entende que tudo o que acontece é benéfico.

Resposta: Se você causar um dano óbvio a uma pessoa, você é obrigado a pedir desculpas a ela.

Temos um código chamado “Mesa Posta” (Shulchan Aruch), que é semelhante a como você arruma a mesa antes de uma refeição. Se você seguir este código, ele abre uma vida normal e bonita para você. Descreve todas as leis: entre as pessoas, entre as pessoas e os animais, entre as pessoas e a natureza, consigo mesmo, com os pais, com os filhos, em geral com tudo.

São como as instruções de uso anexadas às máquinas, mas essas instruções são para uma pessoa.

Pergunta: Uma pessoa deve se desculpar publicamente?

Resposta: Não, não necessariamente. Somente se você insultou alguém publicamente; então você tem que se desculpar publicamente. E se a pessoa morreu? Você deve levar dez testemunhas ao túmulo dela no cemitério, tirar os sapatos, sentar no túmulo e pedir na frente das testemunhas que ela o perdoe. Existem condições tão interessantes.

Pergunta: Mas, ao mesmo tempo, quem sabe quem faz o bem e quem faz o mal? Por exemplo, podemos realizar alguma ação supostamente negativa e não sabemos o que estamos fazendo.

Resposta: Quando uma pessoa cresce espiritualmente, ela sabe. Ela recebe outras oportunidades para equilibrar o que fez no passado.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Desculpe…”, 27/02/13