“Porque Estamos Aqui? Qual O Significado Da Vida? Por Que Existimos? Por Que Estou Fazendo Essas Perguntas?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Porque Estamos Aqui? Qual O Significado Da Vida? Por Que Existimos? Por Que Estou Fazendo Essas Perguntas?

Qual é o sentido da vida? A certa altura, percebemos que não há sentido em viver, que vivemos em vão. A vida passa por nós todos os dias, e talvez fosse melhor se não existíssemos para começar?

De fato, buscamos o sentido da vida há milhares de anos, e nós, como humanidade, ainda temos que encontrar um sentido último para a vida. É como se vivêssemos para fazer esta pergunta fundamental em cada geração e não encontrar uma resposta para ela.

A pergunta sobre o sentido da vida surge dentro de nós involuntariamente. Embora possa parecer melhor e mais fácil não perguntar sobre o sentido da vida, se fosse assim, ficaríamos no nível animal. Os humanos, ao contrário, continuam evoluindo, e nosso constante desenvolvimento se expressa em nós cada vez mais perguntando sobre o sentido da vida de uma geração para outra.

Não podemos deixar de perguntar sobre o sentido da vida e por que estamos aqui. O simples fato de continuarmos nos questionando nos levará ao ponto em que algum dia começaremos a descobrir a verdadeira resposta para a maior questão da vida. Espero que esse dia chegue muito em breve.

Qual é, então, o sentido da vida?

O sentido da vida é descobrir o sentido da vida.

O que é isso? Precisaremos descobri-lo. Vivemos neste mundo para buscar a resposta especificamente para essa pergunta, e todos nós buscamos inconscientemente sua resposta, independentemente de idade, nacionalidade, gênero e profissão. Estamos presos em uma busca constante pelo sentido da vida e não temos ideia da motivação básica por trás dessa busca.

Pode parecer que algumas pessoas conseguem se encontrar na vida, dizendo que vivem bem a vida e conquistam muito, independentemente de uma busca específica pelo sentido da vida, mas essas pessoas simplesmente se convencem de tais afirmações. No entanto, o desejo de encontrar o sentido da vida vive dentro delas como acontece com todos, caso contrário elas não estariam vivas para começar.

Cada momento de nossa vida começa com a pergunta sobre por que estamos vivendo. Não percebemos isso, e assim vivemos o momento dado, e no momento seguinte nos fazemos a mesma pergunta – “Para que estou vivendo?” – e fazemos isso repetidamente. Continuamos vivendo assim durante toda a nossa vida, mas ainda nos falta uma resposta clara. No entanto, voltamos a entrar nessa busca, vivendo cada momento com essa pergunta em sua base, e nos movemos ao longo de nossas vidas dessa maneira. O fluxo de nossa vida é uma pergunta contínua sobre o sentido da vida e uma busca constante por uma resposta que nunca descobrimos.

Além disso, a pergunta – “Qual é o sentido da vida?” – precede nossa percepção fisiológica. É a nossa questão mais importante e fundamental. Além disso, é uma questão que se relaciona com a nossa busca espiritual. Depois que perguntamos sobre o significado de nossas vidas, nosso corpo e nossos órgãos começam a se revitalizar e florescer, e nos desenvolvemos como tal.

No final, depois de viver milhões de vidas diversas, finalmente encontraremos o sentido da vida, que é alcançar uma percepção e sensação claras da fonte de toda a vida. Todos chegaremos a essa descoberta. Em um certo ponto de nosso desenvolvimento, passaremos de perguntar inconscientemente sobre o sentido de nossas vidas a cada momento, para um estado em que começaremos a buscar conscientemente o sentido da vida. Ou seja, melhoraremos nossa capacidade de imaginar qual é a fonte de nossas vidas e como, com que base, com quais qualidades e intenções, podemos abordá-la, agarrando-a como um bebê à sua mãe. Quando fizermos isso, teremos uma certa ferramenta pela qual podemos começar a nos conectar com o sentido de nossas vidas e, quando chegarmos a esse estágio, começaremos a buscar ativamente a fonte de nossas vidas, descobrindo o que ela quer de nós, o que esperamos dela, e por que todo o sentido da vida é apenas atrair e aderir à fonte de nossas vidas. Nesse ponto, começaremos verdadeiramente a absorver e compreender o sentido da vida.

A busca pelo sentido da vida é um caminho para a eternidade, e a eternidade é um estado de constante aproximação da fonte de nossa vida, cada vez mais agarrando-se, apegando-se e aderindo a ela.

Baseado no vídeo “Qual é o sentido da vida? Por que perguntamos sobre o sentido da vida?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.